“Mulheres Cidadãs” são homenageadas na Câmara Municipal

Publicado em: 15 de março de 2023

O mês de Março é dedicado às Mulheres, com isso, a Câmara Municipal de Formiga promoveu uma solenidade para homenageá-las com o Título de “Mulher Cidadã”.

Na edição de 2023, durante a 101ª reunião ordinária, realizada na última segunda-feira, 13 de março, houve atos alusivos ao Dia Internacional da Mulher. A abertura foi com a pastora Jéssika Felipe Bernardes, a convite do presidente da Casa, o vereador Marcelo Fernandes – que discursou sobre a figura da mulher, lembrando Ester, uma personalidade da Bíblia.

Após, o presidente também homenageou as vereadoras Joice Alvarenga e Osânia Silva. As parlamentares durante a palavra destacaram o importante papel da mulher no cenário político. Joice lembrou das Leis criadas pelo Legislativo que resguardam e amparam as mulheres formiguense.

Confira o nome das homenageadas pelos vereadores, na edição de 2023

Cabo Cunha – Sirley Cristina da Silva

Cid Corrêa – Marilene Pereira dos Santos Rabello

Flávio Martins- Neide de Souza Azevedo

Joice Alvarenga – Alice Vitória Menezes Rosa

Juarez Carvalho – Elizabeth S. C. Baptista de Souza

Luciano do Gás – Eliana Maria de Sousa

Luiz Carlos Tocão – Eliana Silva Rodrigues

Marcelo Fernandes – Rosângela Felipe Silva

Osânia Silva – Maria Eduarda dos Santos Lobato

Antes de encerrar a solenidade, todas as homenageadas fizeram uma foto oficial, juntamente com os vereadores.

O “Título

O “Título Mulher Cidadã” é concedido a mulheres formiguenses que se destacam no desenvolvimento do município e é uma maneira de o Poder Legislativo reconhecer o fundamental papel feminino na sociedade. A Lei nº 4316 foi criada no ano de 2010 e é de autoria do ex-vereador Gonçalo José de Faria. Há 23 anos, a Casa Legislativa realiza o evento.

101ª Sessão da Câmara dos Vereadores

O presidente da Casa, Marcelo Fernandes, estendeu mais uma semana, o prazo de até sexta-feira, 17 de março, as inscrições para o cargo de Segundo-secretário da Mesa Administrativa.

Em seguida, houve a votação dos parlamentares após a apreciação das Comissões da Casa, para o Projeto de Lei nº 472/2023 – Altera dispositivo da Lei nº 5.060, de 16 de setembro de 2015, que dispõe sobre a Política Municipal de Saneamento Básico, sobre a Regulação dos Serviços de Saneamento Básico do Município de Formiga; cria o Conselho Municipal de Saneamento Básico e dá outras providências. Conforme Mensagem nº 012/2023, a presente alteração tem fulcro na Recomendação (cópia anexa) expedida no bojo da Notícia de Fato 0261.15.000812-4 pela Excelentíssima Senhora Luciana Imaculada de Paula, Promotora de Justiça e diz respeito à participação de representante do Ministério Público no Conselho Municipal de Saneamento Básico de Formiga – COMUSB.

Durante a palavra livre os vereadores fizeram os pedidos de providência, citaram moções e indicações.

Cid Corrêa citou e sugeriu, que a Administração municipal reveja como fazer o pagamento do Vale-Alimentação dos servidores do Executivo, que eles possam escolher a maneira de como receber o benefício: em dinheiro depositado em conta salário ou por meio do cartão físico, para ser utilizado no comércio local. O vereador, ainda, comentou que decisão aberta mostra uma gestão mais democrática, transparente e compartilhada.

Os demais vereadores citaram e mostraram por meio de vídeos e fotos as demandas encaminhas ao Poder Executivo.