Falece Angela Tonelli Vaz Leão: Uma Perda Irreparável para a Cultura Mineira

Publicado em: 5 de março de 2024

No último domingo, dia 3 de março de 2024, Minas Gerais recebeu a triste notícia do falecimento de uma das figuras mais ilustres e respeitadas do estado,, a formiguense Ângela Tonelli Vaz Leão. Sua partida deixa um vazio imensurável na arte, educação e cultura do estado.

Angela Vaz era uma cidadã exemplar, conhecida por sua conduta íntegra e respeitável, além de ser uma figura de singular importância para o cenário cultural mineiro. Sua contribuição foi vasta e duradoura, deixando um legado que ecoará por gerações.
Formada em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ngela Vaz dedicou décadas de sua vida à educação, atuando como professora tanto na UFMG quanto na PUC Minas. Seu trabalho incansável incluiu a coordenação e orientação de estudos literários e linguísticos, com destaque para suas pesquisas sobre as “Cantigas de Santa Maria” e obras de “Afonso X”.

Em sua cidade natal, Formiga, Ângela Vaz foi uma das figuras-chave na instalação da Fundação Educacional de Formiga, atualmente conhecida como Fuom, demonstrando seu comprometimento com o desenvolvimento educacional da região.

Além de sua atuação como educadora, ngela Vaz deixou um legado literário significativo, com obras como “O período hipotético iniciado por ‘ser’” (1961), “Contatos e ressonâncias: literaturas africanas de língua portuguesa” (2003), “Henriqueta Lisboa: o mistério da criação poética” (2004) e “História de Palavras” (2012), entre outras.

Em 3 de novembro de 2014, Angela Vaz foi homenageada pelo vereador Juarez Carvalho, um reconhecimento merecido por sua contribuição inestimável à sociedade formiguense e mineira como um todo.

A Câmara Municipal de Formiga se solidariza com os parentes, amigos e familiares de Angela Tonelli Vaz Leão, reconhecendo a perda irreparável que a comunidade e o estado de Minas Gerais enfrentam com seu falecimento. Sua memória será sempre reverenciada e seu legado, eternizado. Que descanse em paz.