Reunião da Câmara Municipal de Formiga aprova projeto de lei que destina mais de R$ 900 mil para entidades ligadas a Secretaria de Desenvolvimento Humano

Publicado em: 30 de abril de 2024

Projeto de Lei nº 726/2024

Na última segunda-feira, dia 29 de abril de 2024, durante a Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Formiga, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 726/2024. Este projeto tem como objetivo alterar dispositivos da Lei nº 6.201, de 7 de março de 2024, devido à constatação de erros materiais quando da inserção das respectivas informações orçamentárias. A alteração proposta destina subvenção e auxílio a entidades, totalizando recursos na ordem de mais de R$945 mil, destinados a Instituições e Entidades ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Humano.

Projeto de Lei nº 691/2024

Durante a mesma sessão, a comissão especial responsável por analisar o Projeto de Lei nº 691/2024, que trata sobre a obrigatoriedade de manter guarda-vidas em determinados locais, pediu a prorrogação do prazo para novos estudos. A decisão foi tomada devido à importância do projeto, que afetará diversas áreas e segmentos do município.

Segundo a Mensagem nº 21/2024, que encaminha o Projeto de Lei nº 691/2024, o Executivo optou por essa regulamentação após o trágico incidente ocorrido no Parque Municipal Dr. Leopoldo Correa no último domingo (18/2). Sensível a essa fatalidade e empenhada em não permitir que tal situação se repita, a Administração busca, por meio dessa propositura, garantir a segurança dos cidadãos formiguenses que frequentam os clubes locais para lazer, especificamente fazendo uso dos lagos existentes em seus entornos. A proposta torna obrigatória a presença de profissionais guarda-vidas nesses locais.Porém, várias normativas e legislações implicam na aprovação desse projeto, que deverá ser melhor estudado pelos vereadores da Comissão,  composta pelos vereadores Juarez Carvalho (Presidente), Cid Corrêa (Relator) e Osânia Silva (Membro).

Tribuna do Povo

Além desses pontos, a Reunião Ordinária também contou com a prestação de contas do ano de 2023 da Santa Casa de Caridade de Formiga, a pedido do vereador Luiz Carlos Tocão, que considera de extrema importância tanto para esta Casa Legislativa, quanto para a população formiguense, a transparência desta entidade. A Gestora Executiva da instituição, Sra. Myriam Araújo Coelho, acompanhada pelo Assessor Jurídico Antônio Monteiro e pelo Superintendente Administrativo Marcos Antônio Caetano, apresentou os dados. O Vereador Luiz Carlos Estevão  – Tocão, agradeceu pela presença e disponibilidade em trazer a público estas informações, destacando a relevância de que a Casa Legislativa e a população tenham acesso à vivência da Santa Casa.

Durante sua fala, o vereador Tocão fez alguns apontamentos e sugestões acerca do funcionamento da instituição, como o cartão Facilita, a administração da Santa Casa, investimentos futuros, gestão após a transferência do Promotor Guilherme Sales, repasses do Governo Federal e Municipal, pagamento do piso salarial e enfrentamento da epidemia de Dengue pela Santa Casa. Além disso, sugeriu a implantação de uma usina fotovoltaica na entidade. Estes apontamentos e outras falas dos demais vereadores serão trazidos com detalhes em outra matéria.

Outorga do Título Mulher Cidadã

Por fim, durante a Reunião, foi realizada a outorga do Título “Mulher Cidadã”, instituído através da Lei Municipal nº 4316, de 07 de maio de 2010. O título foi conferido a mulheres que se destacam no desenvolvimento do Município de Formiga, sendo elas:

• Sra. Deise Cristina Alves Silveira – Vereadora Osânia Silva
  • Sra. Andreia Mendonça Pinheiro – Vereadora Joice Alvarenga
  • Sra. Renata Nunes Pereira – Vereador Flávio Martins
  • Sra. Núbia Cristina Pernambuco – Vereador Juarez Carvalho
  • Sra. Osmana Gonzaga Silva – Vereador Luiz Carlos Tocão
  • Sra. Idê de Fátima Almeida – Vereador Cid Corrêa
  • Sra. Maria Carolina Oliveira Valadão – Vereador Flávio Couto
  • Sra. Larissa Aparecida Costa – Vereador Cabo Cunha
  • Sra. Joice Prisley de Almeida – Vereador Marcelo Fernandes
  • Sra. Marlene Gonçalves de Oliveira – Vereador Luciano do Gás

Projeto de Lei nº 726/2024

Projeto de Lei nº 691/2024

Tribuna do Povo

Durante sua fala, o vereador Tocão fez alguns apontamentos e sugestões acerca do funcionamento da instituição, como o cartão Facilita, a administração da Casa, investimentos futuros, gestão após a transferência do Promotor Guilherme Sales, repasses do Governo Federal e Municipal, pagamento do piso salarial e enfrentamento da epidemia de Dengue pela Santa Casa. Além disso, sugeriu a implantação de uma usina fotovoltaica na entidade. Estes apontamentos e outras falas dos demais vereadores serão trazidos com detalhes e outra matéria.

• Sra. Deise Cristina Alves Silveira – Vereadora Osânia Silva
  • Sra. Andreia Mendonça Pinheiro – Vereadora Joice Alvarenga