Educadores são homenageados na Câmara, com a Comenda “Educador Paulo Freire” 2023

Publicado em: 18 de outubro de 2023

Os vereadores de Formiga, homenagearam dez educadores durante a reunião ordinária realizada no dia 16 d outubro. Os homenageados são pessoas que se destacaram na promoção de políticas, programas e projetos relevantes para a educação de crianças, jovens e adultos no município. Os profissionais receberam a “Comenda Educador Paulo Freire”, que é outorgada anualmente para celebrar o “Dia do Professor”, comemorado em 15 de outubro.

A Comenda Paulo Freire, um Projeto de Lei municipal de autoria do vereador Cabo Cunha, n.º 4517 de 20 de setembro de 2011. Nela fica instituído que cada vereador indica um educador para receber a outorga que destaca profissionais da Educação que promoveram ações políticas, programas e projetos relevantes para a educação de crianças, jovens e adultos no município formiguense.

Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire, nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife, foi um educador e filósofo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização dialético. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante; o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.

Confiram os homenageados

Marcelo Fernandes de Oliveira – Marcelo Fernandes   Reni Júnio de Oliveira
Luciano Márcio de Oliveira – Luciano do Gás   Aparecida da Silva Costa
Luiz Carlos Estevão – Luiz Carlos Tocão   Kátia Dionísia Silva Oliveira