Crise no Transporte Público Coletivo em Formiga

Publicado em: 4 de janeiro de 2024

A crise no transporte público de Formiga atinge um novo patamar com a revelação de que a Viação Formiga opera mensalmente com um déficit financeiro de pelo menos R$ 240 mil. O assunto foi discutido em uma reunião solicitada pelo vereador Cabo Cunha realizada nesta quarta-feira, 03/01/2024.

Os vereadores Luciano do Gás, Flávio Couto, Joice Alvarenga, Juarez Carvalho e Marcel Fernandes, juntamente com as assessoras parlamentares Gislene Pinto do presidente Flávio Martins e Daniela Trindade do vereador Luís Carlos Tocão aceitaram o convite e participaram da reunião, da qual também participou  o assessor do Senador Cleitinho Azevedo , Diego Espino, o jornalista Flaviano Costa e representantes da sociedade civil, incluindo Gabriel Vaz e Hernane, para abordar a grave situação que tem afetado diretamente a vida dos formiguenses.

O ponto central da reunião foi o não cumprimento do horário dos coletivos, causando transtornos diários à população. A indignação foi acentuada pela constatação de que vários repasses foram feitos à Viação Formiga, porém ainda falta o montante de R$ 100 mil, e ainda assim, a empresa enfrenta dificuldades financeiras, operando com um déficit expressivo.

Diante desse cenário, os participantes decidiram agendar uma reunião com o executivo municipal para buscar soluções efetivas. Além disso, foi proposta uma visita ao município de Cláudio, onde o transporte público é gratuito e de qualidade, visando inspirar melhorias para o sistema em Formiga.

Uma sugestão relevante que emergiu durante a discussão foi a elaboração de um Projeto de Lei que estabeleça repasses anuais para a Viação Formiga. Com a empresa operando no vermelho, a medida busca garantir recursos necessários para oferecer um transporte público regular e eficiente à comunidade local.

A crise no transporte público de Formiga ganha contornos ainda mais preocupantes com a revelação do déficit mensal da Viação Formiga. A união de autoridades e sociedade civil demonstra o compromisso em encontrar soluções urgentes para proporcionar um serviço digno e pontual aos formiguenses. O desafio agora é transformar a discussão em ações concretas que possam reverter a situação delicada do transporte público na cidade.