Notícias

Câmara recebe prefeito Eugênio Vilela para responder diversos questionamentos

Publicado em: 5 de abril de 2023

 

O prefeito Eugênio Vilela esteve presente na reunião da Câmara Municipal de Formiga, da segunda-feira, 3 de abril, na Tribuna do Povo para responder os vereadores diversos questionamentos, principalmente, sobre o andamento das obras espalhadas na cidade.

Eugênio esteve acompanhado da vice-prefeita, Adriana Prado, do chefe de gabinete, Marden Lima e do secretário de Obras, Felipe Basílio Nunes.

O prefeito iniciou sua apresentação bem sintético e objetivo, mostrando e listando as 15 obras em andamento e algumas já finalizadas como a pavimentação de diversas ruas dos bairros São Lourenço, Mangabeiras, São Luiz e Sagrado Coração de Jesus, Recanto da Praia e também ruas da Comunidade da zona rural de Timboré. A Comunidade de Albertos, também na zona rural, encontra-se em andamento a pavimentação em bloquetes. Ainda há, a construção de muro de gabião, no bairro Serra Verde (andamento); obras de reforço no muro da Creche Pró-Infância, do bairro Geraldo Veloso, com previsão de término em Maio/2023; a construção da pista de skate, no Horto Florestal, com previsão de término, também em Maio /2023; a ampliação do Centro de Educação Infantil, Conceição Maria de Almeida (andamento); a cobertura da quadra esportiva, do bairro do Quinzinho (andamento). Para finalizar, no Distrito Industrial, com a obra mais complexa da administração, no valor de mais de 4 milhões, os trabalhos em execução: tubulação, água, esgoto, drenagem pluvial e pavimentação asfáltica.

De acordo com o chefe do Executivo, a obra no Distrito Industrial têm a previsão de mais ou menos mais quatro meses de execução.

Após, a apresentação, o prefeito respondeu alguns questionamentos dos vereadores.

 

 

 Flávio Martins

O vereador Flávio Martins pediu informações sobre o andamento e a finalização da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), a barragem de água, um projeto há mais de um ano aprovado na Câmara e a dificuldade era com o Meio Ambiente. Segundo o prefeito, a ETE não está aí, porque a OS — Ordem de Serviços não foi dada, mas

a licitação já foi realizada. Uma empresa de Campo Belo vai executar a parte civil e uma empresa de Ubá fará a parte elétrica. Fica então, aguardando a CEF (Caixa Econômica Federal) emitir a ordem de serviço nos próximos dias.

A barragem d’água esta esbarrou nas questões ambientais. Entramos com o projeto em meados de setembro e outubro do ano passado, e a SUPRAM — Superintendências Regionais de Meio Ambiente, nos informaram que seria necessária 71 hectares para compensar duas variantes ambientais. Algumas exigências estão inviabilizando o projeto. Então, ele vai além do nosso poder no Executivo, eu que não consigo dizer quando isso dará continuidade, mas estamos acompanhando e havendo novidades, nós informaremos esta Casa.

 

Luiz Carlos Tocão

Luiz Carlos Tocão questionou o prefeito sobre algumas etapas do serviço de pavimentação que não andam juntas, com isso, compromete o asfalto em muitos lugares. O que o Executivo tem realizado para diminuir esses prejuízos, que não são somente financeiros. Eugênio respondeu que quando acontece algo dessa natureza, o engenheiro fiscal da prefeitura, notifica a empresa ela é obrigada a refazer o serviço.

 

 

Juarez Carvalho

Juarez Carvalho arguiu sobre as obras do Distrito Industrial – DI, alegando a demora e uma precária condição do lugar até mesmo para a construção do que foi proposto pela prefeitura. O vereador também lembrou que naquela região possui um prédio pronto para o funcionamento de uma possível empresa de cosméticos com várias oportunidades de emprego e não há condições de chegar no local com carros e caminhões, para colocar em funcionamento a empresa.

Eugênio respondeu que quando os empresários pediram lotes e apoio para a construção de suas empresas, eles tinham conhecimento de que lá não haviam infra-estrutura. Então, conforme o que mostrei na minha apresentação, em quatro meses aquela região terá, água, esgoto e pavimentação. Quanto ao lixo industrial, não cabe à Prefeitura. Quanto à iluminação daqui a pouco nós iremos trocar para lâmpadas de led e o DI será iluminado, disse o prefeito.

 

Luciano do Gás

Luciano do Gás fez também uma apresentação querendo respostas do prefeito. O vereador mostrou, algumas ruas que foram estreitadas — diminuíram a metragem da rua quando foram asfaltadas e questionou o porquê desta ação. Eugênio explicou que a ação foi por conta da viabilidade e trafegabilidade. A largura total de uma rua não traz transtorno nenhum para o morador, para o transporte público e particular, então, a gente faz algumas adaptações, até mesmo questão financeira. Fazemos a obra conforme os recursos financeiros da Prefeitura.

Luciano também cobrou meio-fio em algumas ruas do bairro Maringá. Durante a reunião, o prefeito esclareceu que não foi feito porquê naquela região não havia moradores. Mas o secretário de Obras, Felipe Basílio, que também estava presente na Câmara, confirmou que a Prefeitura já comprou meio-fio e as ruas citadas pelo vereador receberiam as bordas. O prefeito mais uma vez reafirmou que a prioridade de finalizar as ruas com os acabamentos do meio-fio são onde há moradores.

Outro questionamento do Luciano foi sobre as obras inacabadas e mal feitas no bairro do Recanto da Praia. O vereador mostrou mato nascendo no asfalto e o prefeito Eugênio disse que tal situação é de responsabilidade da empresa responsável pela obra. Ele disse ainda que fará um “pacotão” e entregará para a empresa resolver até o final do ano vários problemas de asfalto espalhando na cidade.

 

Cid Corrêa

Cid Corrêa fez uma lista com diversas perguntas ao chefe do Executivo. A maioria delas sobre as obras já apresentadas. O vereador questionou sobre previsão da limpeza das calhas dos rios Formiga e Mata Cavalo. Eugênio explicou que a equipe da Gestão Ambiental não está favorável que a máquina entre novamente dentro do rio para limpeza, por quê? Porque tem rebaixado muito as calhas do rio! Rebaixando muito as estancas das pontes ficam expostas. Então, estamos com um estudo elaborado, por uma equipe especializada de uma empresa de fora, que nos deu o diagnóstico de todas as pontes, analisando da Ponte do JK até a ponte próxima à escola da Vargem Grande, e uma das recomendações é que não entre com a máquina, mas a limpeza das margens serão feitas, a partir de agora com a estiagem do período chuvoso.

Joice Alvarenga

Durante os muitos questionamentos, da vereadora Joice, ela perguntou sobre os atrasos na execução de obras, infraestrutura urbana, saúde, causa animal, meio ambiente, relação institucional e educação. Joice, reforçou a importância de dar cumprimento à meta do Programa de Governo, o qual dispõe sobre a implantação de uma equipe itinerante do Centro Municipal de Apoio a Aprendizagem — CEMAP para atender às escolas e orientar os trabalhadores da educação sobre o atendimento aos alunos com Transtorno com Espectro Autista — TEA e outras deficiências.

A vereadora também questionou sobre o envio de convites para inaugurações e eventos à 06 (seis)vereadores deixando quatro sempre de fora da lista do Executivo. O prefeito disse que agora em diante todo e qualquer atividade que caiba convidar os parlamentares o convite será institucional, direcionado ao presidente e colocado na pauta da reunião, deste forma, todos se sentirão convidados e estarão a par do assunto.

Cabo Cunha

O vereador iniciou seus questionamentos pedindo ao prefeito Eugênio Vilela o laudo técnico da creche do bairro do Geraldo Veloso e quis saber quando de fato será a inauguração da instituição de ensino. Mais uma vez o prefeito reforçou dizendo que será até no fim do mês de maio, deste ano.

Cunha perguntou também se o chefe do Executivo tinha conhecimento dos documentos específicos de cada obra realizada ou em andamento. Se existe equipe técnica que acompanha de perto, em especial, a pavimentação das ruas do Recanto da Praia.

O vereador também questionou o secretário de Obras, Felipe, se eles possuem cópias dos apontamentos nos diários de obra, realizados pelo engenheiro fiscal e gostaria de ter em mãos uma cópia do diário do Recanto da Praia. Felipe disse que no dia seguinte entregaria a documentação ao parlamentar. Em seguida, a vice-prefeita, Adriana Prado, ressaltou que o pedido deveria ser oficializado, pois, são atos formais e não poderia ser feito boca a boca. Cabo Cunha rebateu dizendo que a reunião ordinária é pública, com isso a solicitação se tornou oficial.

Flávio Couto

Flávio Couto cobrou do prefeito agilidade na ponte do bairro Ramiro Batista. Ele também expôs a situação da ponte que interliga os bairros Alto dos Pinheiros e Jardim das Acácias. O vereador pediu atenção naquela ponte que se houver ações de prevenção poderá evitar problemas no futuro, já que a estrutura aponta desgastes devido ao grande volume de água, por conta do período chuvoso.

 

 

 

Osânia Silva

E antes de finalizar o bate papo, com o prefeito, a vereadora Osânia, agradeceu o chefe do Executivo, pelo apoio às obras na Comunidade de Timboré, que também foi uma demanda da parlamentar. Além, da instalação das luzes de led na Comunidade de Cunhas.

 

 

O presidente da Câmara, o vereador Marcelo Fernandes, antes de encerrar a agradeceu Eugênio a participação dele e colocou a Casa a sua disposição.

 

 

Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: