Câmara Municipal de Formiga busca modernização do processo legislativo

Publicado em: 22 de fevereiro de 2024

Na última quarta-feira, 21/02/2024, o Presidente da Câmara Municipal de Formiga, vereador Flávio Martins, juntamente com sua equipe, se reuniu com o Professor Dr. Luís Fernando, na sede do Interlegis, em Brasília.  Na pauta do encontro, que contou com a presença da Assessora de Comunicação Luciene Morais, do Assessor Jurídico Cleverson Lares, do Presidente da Comissão de Contratação  Paulo Márcio Monteiro Teixeira e da1ª Secreária, a vereadora Osânia Silva, foram abordadas questões importantes  como a reforma do Regimento Interno da Câmara e da Lei Orgânica. As alterações no regimento estão em fase final de elaboração e em breve serão levadas ao plenário para votação.

Já na quinta-feira, 22/02/2024, a reunião foi com  o Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais, José Bonifácio de Góis Júnior, para discutir importantes temas voltados à melhoria do funcionamento legislativo.

Um dos pontos de destaque foi a implementação do Programa Interlegis, visando modernizar e agilizar os processos legislativos em Formiga. Esse programa inclui a implementação do portal modelo, o mesmo usado pelo senado, um portal de fácil acesso e um painel eletrônico de votação, além de promover maior eficiência na administração da Câmara Municipal.

Paralelamente, foram solicitadas oficinas de treinamento para os servidores, visando à implementação do Portal Modelo e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL , que já atua em mais de 2000 mil Câmaras no Brasil, possui ferramentas fundamentais para o sucesso do Programa Interlegis em Formiga.

O Presidente da Casa, vereador Flávio Martins, expressou sua satisfação em poder conquistar, gratuitamente, mecanismos que proporcionarão maior eficácia ao trabalho tanto dos vereadores quanto dos funcionários. Além disso, destacou a importância da transparência, fornecendo um modelo mais ágil para que o cidadão possa acompanhar os trabalhos da Câmara em tempo real.

A Assessora de Comunicação Luciene Morais expressou sua confiança e compromisso em não medir esforços para que a implantação do sistema seja feita o mais rápido possível.

Com essa iniciativa, a Câmara Municipal de Formiga busca não apenas modernizar seus processos, mas também promover maior transparência, agilidade e eficiência em suas atividades legislativas, em benefício de toda a comunidade