Vereadores participam da cerimônia de elevação do Corpo de Bombeiros de Formiga

Publicado em: 30 de novembro de 2023

Na tarde desta quinta-feira, 30 de novembro, a Câmara Municipal de Formiga esteve representada pelos vereadores: o presidente da Casa, Marcelo Fernandes, Flávio Martins, Juarez Carvalho, Osânia Silva, Flávio Couto, Luiz Carlos Tocão, Joice Alvarenga, Luciano do Gás, Cabo Cunha, os assessores parlamentares e o assessor jurídico da Câmara e presidente do Consep, Marcus Phillipe Vieira estiveram participando da cerimônia de elevação do Corpo de Bombeiros à Companhia de Formiga.

A solenidade também contou com a presença do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de MG, Coronel BM Erlon Dias Nascimento Botelho; o Comandante do 1º Comando Operacional de Bombeiros, Coronel BM Farley Rocha Soares; a Comandante do 10º batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel BM Amanda Cristina Miranda, o deputado federal Pedro Aihara, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, o prefeito Eugênico Vilela, secretários e autoridades locais.

Durante o evento houve a apresentação da banda de música da corporação e homenagens às autoridades.

Com a mudança de pelotão para companhia a cidade e região ganha com o aumento do efetivo, da estrutura, equipamentos e além de mais agilidade e qualidade dos serviços prestados pela instituição, ao município de Formiga.

Tratativas e verbas

Neste ano, por meio do PL n.º 546/2023, foi autorizado o crédito suplementar no valor de R$152.826,21. O recurso foi destinado à manutenção do prédio no qual está instalado o 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG) – 1ª CIA, tendo em vista que desde sua inauguração, no ano de 2011, o imóvel não passou por reformas.

Ainda neste ano, o vereador Flávio Martins, juntamente com o prefeito Eugênio Vilela, por meio de tratativas, esteve junto aos órgãos responsáveis para a elevação do 5º Pelotão à Companhia, tendo em vista a grande demanda e necessidade de aumento efetivo para atender a comunidade formiguense e região.

Companhia Operacional de Formiga

O 5º Pelotão de Bombeiros Militar em Formiga, agora Companhia Operacional, atualmente, conta com 32 efetivos na corporação e é coordenado pelo comandante, tenente Alessandro Gonçalves Vieira.

Na unidade consta ainda uma frota de: dois caminhões de combate a incêndios; uma unidade de resgate (ambulância), uma caminhonete; duas viaturas de prevenção e vistoria e duas para embarcações.

A corporação, além da cidade de Formiga, também, atende: Candeias, Campo Belo, Córrego Fundo, Pains, Arcos, Japaraíba, Lagoa da Prata, Iguatama e Bambuí.