Vereadores paralisam reunião e seguem para a sede do SAAE, em busca de soluções para a falta d’água na cidade

Publicado em: 21 de novembro de 2023

Durante a 136ª reunião da Câmara Municipal de Formiga, realizada na segunda-feira, 20 de novembro, a pedido do presidente da Casa, Marcelo Fernandes, paralisaram a reunião e os vereadores  foram pessoalmente na sede do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto para conversarem com a direção e buscar uma resposta para a constante falta d’água na cidade.

O diretor Heytor Pimenta e alguns servidores da autarquia ressaltaram que o maior problema é a falta de recursos financeiros para a compra e a manutenção de filtros, caminhões pipa e também a ampliação e a modernização da ETA – Estação de Tratamento de Água.  Estes, conforme a direção, seriam algumas soluções para agilizar e melhorar o abastecimento nos bairros da cidade de Formiga.

Os vereadores também questionaram sobre algum planejamento ou projeto de urgência para resolver o problema da crise hídrica no município. Eles sugeriram, caso necessário, acionar o Ministério Público para resolver a situação. Os edis também pediram mais transparência da autarquia com a população, sempre enviar e emitir comunicados, seja por meio das redes sociais, rádio e tv. Antes de encerrar a reunião, os parlamentares subiram para conhecer o sistema da ETA, onde ficam os tanques e filtros, o laboratório químico e sala de controle do SAAE.

Após a reunião com os vereadores, a administração do SAAE emitiu um comunicado alertando à população, principalmente neste período de ondas de calor, como também economizar água.

Atenção Consumidor

O SAAE/Formiga alerta a todos os consumidores da cidade que, devido às intensas ondas de calor na região, houve um aumento do consumo acima do normal. Por essa razão, é de muita importância que haja, por parte da população, ações voltadas para a economia de água, para que a distribuição possa ser realizada de forma igualitária a todos.

A topografia acidentada da cidade, em conjunto com as redes antigas, afeta principalmente as unidades consumidoras das regiões mais altas.

Questiona-se que moradores vizinhos de reservatórios da Autarquia ficam sem água primeiro, porém, trata-se de um fato natural da água, seguir o percurso da rede e abastecer residências mais baixas inicialmente, devido à maior diferença da altura manométrica (pressão da água) em relação ao reservatório.

Portanto, reitera-se a importância de economizar água em TODAS as regiões da cidade, visando a um abastecimento igualitário.

Algumas dicas importantes:

*Instale reservatório adequado para sua residência: Calcula-se o mínimo de 250 L para cada morador;

*Não lave ruas e calçadas! Ao lavar cômodos e veículos, utilize balde;

*Acumule roupas sujas até a capacidade máxima, na máquina de lavar;

*Utilize águas cinza (de máquina de lavar), para lavar terreiros e quintais;

*Tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;

*Se o reservatório ficar em local alto e a água chega sem pressão, instale outro reservatório na parte inferior da residência e bombeie para o reservatório superior.

O SAAE/Formiga está trabalhando diariamente para melhorar o abastecimento nos bairros mais altos da cidade, porém necessita também da cooperação dos consumidores.

Outra reunião

No final do mês de setembro, o diretor do SAAE, Heytor Pimenta, esteve na Câmara Municipal, participando da Tribuna do Povo e respondendo os vereadores as dificuldades que a autarquia sofre para poder manter o serviço de abastecimento em dia para a população.