Vereadores cobram atenção e melhorias das instituições bancárias para reduzir tempo e filas

Publicado em: 17 de agosto de 2023

Durante a 122ª reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada na quinta-feira, 10 de agosto, no momento dos pedidos de providência, a vereadora Osânia Silva solicitou uma atenção e cobrou melhorias das instituições bancárias para reduzir tempo e filas durante o atendimento, em especial, no dia de pagamentos dos aposentados e pensionistas, na região central da cidade.

“Sempre passo no centro e vejo muitas pessoas, mães com filhos e idosos bem cedinho nas filas, antes mesmo dos Bancos abrirem. Eu muitas vezes acompanho meu pai para receber e vejo como é demorado o atendimento. Precisamos fazer algo para melhorar essa situação, em nossa cidade”, comentou a vereadora.

A discussão abriu espaço e os demais vereadores apoiaram e pediram associação ao pedido da vereadora Osânia.

A vereadora Joice Alvarenga também mencionou e sugeriu que o assunto fosse debatido e ampliado, por meio de uma Audiência Pública. “Acredito quando as pessoas se unem muitas ideias surgem. Este é um tema para uma audiência pública para haver uma solução e possa melhorar a vida de quem precisa dos atendimentos pessoais nas agências bancárias”, disse Joice.

Casa lotéricas

O vereador Marcelo Fernandes também comentou o assunto e lembrou que é autor da Lei 5.197/17 que dispõe sobre a obrigatoriedade das casas lotéricas e similares localizadas no município de Formiga a instruírem atendimento aos usuários por meio de senhas.

O vereador ainda ressaltou que a lei foi elaborada por ele visava atender a população formiguense, que “na época reclamavam muito das filas, sendo que diariamente centenas de pessoas em nossa cidade vão às casas lotéricas para pagarem suas contas, sacarem dinheiro, fazerem jogos, realizarem depósitos, dentre outros serviços, e a maioria desses lugares não possui a estrutura digna e necessária que a população merece. O atendimento com senha evitará todo o transtorno de filas enorme nos passeios e quando estiver cheio, o cliente pode fazer outras coisas enquanto aguarda sua vez”.

Mas em 2018, a Lei 5.197/2017 foi revogada pelo vereador, uma vez que a lei mostrou ineficaz por não acabar com as filas, de vez que não há locais para se assentar nas lotéricas e não ser possível calcular o tempo gasto no atendimento. Assim sendo, muitos usuários se viam impedidos de saírem do local para voltar alguns minutos mais tarde, ainda a tempo de serem atendidos, conforme o número da senha obtida.

Na época, Marcelo justificou sua intenção foi também de atender os diversos comerciantes vizinhos das lotéricas, que se sentiam incomodados e prejudicados com dezenas de pessoas nas filas que se estendiam pelas calçadas da vizinhança.

Passaram se os anos e o problema de filas nas calçadas ainda permanecem nas casas lotéricas da cidade de Formiga.