Vereadores autorizam mais recursos para a saúde e mais de 150 mil reais para a reforma da sede do Corpo de Bombeiros

Publicado em: 13 de junho de 2023

Na última reunião da Câmara Municipal de Formiga, realizada na segunda-feira, 12 de junho, os vereadores, após as apreciações das Comissões, votaram e aprovaram alguns Projetos de Lei, entre eles: 499/2023, 545/2023 e 546/2023.

O PL 499/2023 é a criação do “Projeto Cidade Mais Limpa”, destinado a coletar e remover objetos e materiais inservíveis no âmbito do Município de Formiga, e dá outras providências. O PL é de autoria do vereador Luciano do Gás.

Os parlamentares aprovaram também a abertura de crédito suplementar no valor de R$2.593.200,06 que serão utilizados a fim de propiciar a continuidade de serviços essenciais à saúde. Mais uma vez, houve a cobrança dos vereadores nos serviços de urgência e emergência ofertados pela Pasta.

Conforme relatos da Comissão Especial de Saúde, composta pelos vereadores Cid Corrêa (presidente); Joice Alvarenga (relatora) e Cabo Cunha (membro),as unidades básica estão caóticas e em péssimas condições se encontram as infraestruturas, relatadas nas poucas visitas já realizadas pela Comissão. Além disso, eles também apontaram a falta de insumos importantes na prestação dos serviços de saúde.

Por unanimidade, a Câmara votou a abertura de crédito destinado à Secretaria de Saúde, mas não deixaram de falar e apontar as falhas da administração pública. Os vereadores disseram que irão continuar as fiscalizações e as cobranças para que os serviços possam de fato atender à população.

Boas notícias para o 5º Pelotão do CBMG – Formiga

Ainda em pauta, os vereadores aprovaram PL nº 546/2023,o qual autoriza o crédito suplementar no valor de R$152.826,21. Este recurso será destinado à manutenção do prédio no qual está instalado o 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG) – 1ª CIA, tendo em vista que desde sua inauguração, no ano de 2011, o imóvel não passou por reformas, e, com o passar dos anos, é normal que sofra desgastes e apresente patologias, sendo necessária a correção destas, como também a implementação de melhorias.

Durante a votação, os vereadores destacaram a importância dos trabalhos prestados no município de Formiga, pela corporação.

O vereador Flávio Martins também falou sobre a reforma da sede e ainda sobre as diversas tratativas que ele vem buscando junto aos órgãos responsáveis para a elevação do 5º Pelotão à Companhia, tendo em vista a grande demanda e necessidade de aumento efetivo para atender a comunidade formiguense e região. “Está faltando pouco para nosso Pelotão virar Companhia, são questões burocráticas que já estão em tramitação, mas fico feliz da Câmara já aprovar o recurso para tão logo a Prefeitura providenciar a reforma, como ajustes e adaptações necessárias do espaço físico”, comentou Martins.

O 5º Pelotão de Bombeiros Militar em Formiga, atualmente, conta com 32 efetivos na corporação e é coordenado pelo comandante, tenente Alessandro Gonçalves Vieira.

Na unidade consta ainda uma frota de: dois caminhões de combate a incêndios; uma unidade de resgate (ambulância), uma caminhonete; duas viaturas de prevenção e vistoria e duas para embarcações.

A corporação, além da cidade de Formiga, também, atende: Candeias, Campo Belo, Córrego Fundo, Pains, Arcos, Japaraíba, Lagoa da Prata, Iguatama e Bambuí.