Setembro lembra a importância do Dia Internacional da Língua de Sinais e também o Dia Nacional dos Surdos

Publicado em: 26 de setembro de 2023

Dia Nacional dos Surdos é uma celebração que ocorre anualmente no dia 26 de setembro. Essa data é de extrema importância para a comunidade surda e seus apoiadores, pois pretende principalmente conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados por essa comunidade e promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para as pessoas surdas.

Ainda no mês de setembro, no dia 23, também comemora-se a Linguagem dos sinais. É um sistema de representação simbólica das letras do alfabeto, soletradas com as mãos, mas não se resume a uma cartilha com alfabeto manual. Ela tem gramática própria e estrutura linguística composta por aspectos fonológicos, morfológicos e léxicos.

No Dia Internacional da Língua de Sinais são celebrados os esforços coletivos – comunidades surdas, governos e representantes da sociedade civil – para reconhecer e promover as mais de 200 línguas de sinais nacionais diferentes em todo o mundo.

No Brasil, a Lei n.º 10.436/2002 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão e determinou o apoio à sua difusão e uso pelo poder público.

Câmara de Formiga e seu papel social

Em 2021, a Câmara Municipal de Formiga mostrou, sua preocupação com a inclusão dos deficientes auditivos e a publicidade dos seus atos. Para que os trabalhos da Casa chegassem a mais formiguenses, as transmissões das reuniões passaram a contar com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A primeira sessão ordinária com a presença de intérpretes ocorreu no dia 22 de março.

A disponibilização obedeceu ao disposto na Resolução 347/2018, de autoria do vereador Cabo Cunha, que regulamentou a utilização do recurso no Legislativo.

O serviço é prestado pela Associação dos Surdos de Formiga, contratada por meio do Processo Licitatório 002/2021.

Atualmente, durante as reuniões, dois intérpretes auxiliam nas transmissões para a comunidade surda. Eles são: Leandro Yukio Cruz Uemura e Heloá Oliveira Borges Bispo.