Secretário Municipal de Desenvolvimento Humano Esclarece Questões sobre Exumação de Túmulos no Cemitério Parque da Saudade

Publicado em: 17 de abril de 2024

Na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Formiga, realizada em 15 de abril de 2024, atendendo à solicitação da Vereadora Joice Alvarenga, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Humano, Sr. Anuar Teodoro Alves, fez uso da tribuna para prestar esclarecimentos acerca dos procedimentos adotados para a exumação de túmulos no Cemitério Parque da Saudade, bem como para eventual desocupação desses jazigos.

Durante sua fala, o Secretário Anuar Teodoro Alves elucidou que, em resposta ao problema das exumações e desativações de túmulos, está sendo planejada a construção de novos 100 túmulos, visando evitar novas desocupações. Esse é um passo crucial para mitigar as preocupações dos cidadãos e garantir a disponibilidade de espaços para sepultamento.

Quanto aos 7 túmulos que foram desativados e posteriormente reclamados pelos parentes, o Secretário informou que 6 desses casos já foram arquivados pelo Ministério Público.

A Vereadora Joice Alvarenga, por sua vez, sugeriu a construção de mais 20 túmulos para reparar os danos causados pela desativação dos jazigos e propôs uma nova normatização para regulamentar as exumações, garantindo que tais procedimentos não prejudiquem os cidadãos. Sua sugestão reflete a preocupação com o bem-estar das famílias afetadas e o respeito à memória de seus entes queridos.

Já o Vereador Luís Carlos Tocão, que tem as questões do Desenvolvimento Humano como bandeira de trabalho, questionou sobre as garantias dos usuários, sobre o recadastramento e o prazo estipulado para que a pessoa perca a sessão de posse do Túmulo, e solicitou ao Secretário para que seja feita a dilação do prazo para que as pessoas possam fazer a renovação do termo de posse após o vencimento do mesmo

A discussão na Câmara Municipal evidencia o comprometimento das autoridades locais em lidar de forma responsável e sensível com questões relacionadas ao cemitério e aos direitos das famílias enlutadas. A busca por soluções adequadas e o diálogo aberto entre os poderes públicos e a comunidade são essenciais para garantir um tratamento digno aos cidadãos, mesmo em momentos de dor e luto.