Moradores pedem apoio dos vereadores para solucionar energia elétrica e água no bairro do FIC

Publicado em: 7 de dezembro de 2023

Na reunião de segunda-feira, 04 de dezembro, na Câmara Municipal, durante a Tribuna do Povo, o morador e representante do bairro Furnas Iate Clube – FIC, no Distrito de Ponte Vila, Dênis Resende Lopes, solicitou mais uma vez o apoio dos vereadores junto aos órgãos públicos, como Ministério Público e a Prefeitura para uma solução onde anos os moradores convivem sem condições e estruturas básicas: como água e energia elétrica legalizada.

Dênis explicou que os moradores ou donos de lotes daquele lugar não possuem água e energia.

Todos os vereadores comentaram a questão e ao final ficou sugerido que o assessor jurídico da Câmara, Marcus Phillipe Vieira, irá fazer um ofício ao Ministério Público, em nome dos moradores cobrando um direito deles para terem água e energia.

O vereador Cabo Cunha, também comentou e pediu que a Justiça possa cobrar do Poder Executivo mais seriedade e agilidade sobre o assunto.

A luta

Um grupo de moradores do FIC estiveram, em no início do mês de setembro do ano passado, na Câmara Municipal de Formiga. Eles foram recebidos pelo presidente da Casa, Marcelo Fernandes, e solicitaram ao vereador apoio para regularizar a situação dos imóveis da região.

Os moradores relataram que, devido à falta de escritura, o fornecimento de água e energia elétrica na região está comprometido, sendo a ligação rejeitada para quem quer construir e o fornecimento interrompido em alguns casos de casas já acabadas.

Na época foi orientado pelo departamento jurídico do Legislativo, que os moradores procurassem um advogado, para que as devidas ações na justiça.

Depois desse primeiro encontro com o presidente da Câmara, Marcelo Fernandes, os moradores voltaram no fim do mês de setembro, pedindo novamente o apoio do Legislativo. Desta vez, eles utilizaram a Tribuna do Povo e pediram para analisarem o caso dos moradores do FIC. Na oportunidade os vereadores paralisaram a reunião e foram até ao gabinete do prefeito Eugênio Vilela para intermediar uma solução.

No dia da reunião com o prefeito, ficou definido que o advogado Túlio Khouri entraria em contato com o responsável pela empresa que fez o loteamento no FIC e agendaria uma reunião administrativa entre firma, moradores e Executivo, visando propor um TAC administrativo para solucionar a questão.