Fiscalização: situação interna do Edifício Antônio Vieira assusta Comissão Especial de Saúde

Publicado em: 30 de junho de 2023

Os vereadores visitaram o local que até pouco tempo abrigou a Secretaria Municipal de Saúde

Após visitar algumas Unidades Básicas de Saúde – UBS, a Comissão Especial de Saúde, composta pelos vereadores Cid Corrêa (presidente), Joice Alvarenga (relatora) e Cabo Cunha (membro), cumpriram mais um dia de fiscalização. Desta vez as fiscalizações foram no Edifício Antônio Vieira, que até pouco tempo foi sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Os vereadores ficaram perplexos com o que foi visto e encontrado no local. Mais assustados ainda em saber que no prédio funciona as atividades dos setores da Saúde como: a farmácia, o almoxarifado e o transporte.

Eles também se depararam ao entrarem em diversas salas e cômodos com muita sujeira, entulhos, resto de móveis, material de descarte e terra. Além do abandono de equipamentos de trabalho como: aparelhos telefônicos, note book, computadores, mesas, cadeiras, documentos de pacientes, documentos da secretaria. Em alguns espaços foram encontrados insumos importantes na prestação dos serviços de saúde.

Conforme o presidente da Comissão, Cid, a situação é pior do que imaginavam.  “Eu fiquei muito triste com o que presenciei. O pior é que ainda tem servidores trabalhando no prédio e a população também é atendida neste local”.

A relatora, Joice, descreveu a visita como a pior de todas. “São cenas de horror! Mais um descaso da Administração Municipal com o patrimônio público e histórico”.

O vereador Cabo Cunha também comentou da situação do Antônio Vieira e questiona a Administração pública. “Abandono! Essa é a palavra. Muito triste em ver que, mesmo com dinheiro sobrando no caixa da prefeitura, no prédio do Antônio Vieira continua funcionando a farmácia municipal e o setor de transporte da saúde. Os valorosos servidores da saúde e os formiguenses frequentam este espaço da tristeza. O dinheiro gasto com shows não era específico para shows. Poderia ser gasto em qualquer outra área, a exemplo da saúde, uma vez que milhares de pessoas estão padecendo à espera de uma cirurgia, de um exame. Somente quem está sofrendo de dor, sabe o que é sofrer e não ter condições de pagar. A vida de nenhum formiguense pode ser colocada em segundo plano. A cada dia os formiguenses tem mais certeza de que nunca na história da nossa cidade tivemos uma Administração tão ruim e que desrespeita tanto os mais pobres como a atual. Por onde ando escuto isso das pessoas”, desabafou o membro da Comissão.