Fiscalização da Câmara de vereadores fortalece gestão da Santa Casa de Formiga

Publicado em: 20 de outubro de 2023

Após, uma pressão por parte dos vereadores da Câmara Municipal, na qual durante a reunião ordinária, realizada no dia 16 de outubro, foi trancada a pauta, na defesa da classe da enfermagem, para o recebimento da complementação do piso salarial, aprovado o primeiro pacote ainda no mês passado e também sobre os repasses atrasados da Santa Casa, o qual poderia interromper os serviços assistenciais da instituição, caso o Executivo não fizesse o pagamento.

Na terça-feira, 17, a Prefeitura iniciou os pagamentos, os quais foram apresentados pela administração do hospital e enviados aos vereadores na segunda-feira, 16. O documento apontava os valores em atraso num montante de mais de R$ 7 milhões de reais. Esta importância financeira são créditos do Fundo Municipal de Saúde, verbas e até emendas parlamentares enviadas à instituição, para custear a complementação do piso da enfermagem; escalas de médicos e plantonistas; abastecimentos de materiais e medicamentos, serviços de imagem e cirurgias eletivas.

Assim que foi depositado na conta da Santa Casa, a administração, enviou a todos os vereadores um ofício (foto anexo) com os descritos do que foi pago pela Prefeitura à entidade.

No ofício, a gestora Myriam Araújo agradeceu o apoio ao Poder Legislativo e destacou-os como agentes fiscalizadores e eles fortalecem a gestão da Santa Casa. “Gostaria de agradecer o apoio e a parceria desta Casa, para com nosso hospital, no reconhecimento da importância da Prefeitura repassar os recursos no tempo delimitado nas portarias e resoluções, para manutenção dos serviços prestados”, comentou a gestora.

O presidente da Casa, Marcelo Fernandes, comentou que o objetivo da Câmara e dos vereadores é o bem da cidade. “Nosso objetivo é sempre caminhar para que nossa cidade esteja bem desenvolvida, e não podemos aceitar que a Santa Casa passe por dificuldades. Nosso trabalho, é estar ao lado da população, e uma notícia que nos encheu de alegria é o início dos pagamentos da classe da enfermagem. Conte conosco população formiguense, estamos lutando por uma cidade melhor”, disse o presidente.