Ex-barbeiro é homenageado com nome de rua no bairro Montanhês

Publicado em: 13 de setembro de 2023

Foi aprovado e votado por unanimidade pelos vereadores da Câmara de Formiga, durante a sessão ordinária do dia 11 de setembro, o Projeto de Lei 586/2023 que denomina a Rua José Teixeira de Oliveira, atual rua “W”, bairro Jardim Montanhês.  O objetivo da proposta é homenagear o “Teixeirinha Barbeiro”, que faleceu em 2019.

Conforme a autora do projeto, Joice Alvarenga, o homenageado, que exerceu a profissão de barbeiro até a sua aposentadoria, era um prestador de serviços muito querido por todos do bairro do Quinzinho e da cidade. “As propostas do nosso Mandato Coletivo, e da interação com a comunidade, prevista nas nossas iniciativas, entendemos que a denominação das vias é um processo participativo dos moradores que faz jus à memória de líderes importantes, na construção da história, na formação cidadã e na valorização dos saberes. Assim, homenagear cidadãos e cidadãs, de reconhecida participação na construção da cidade e eterniza-los na memória do povo, através da denominação de vias, é um ato de participação popular na história contemporânea, ao mesmo tempo que dignifica, ainda mais, a função de legislar’, discursou a vereadora.

Biografia de José Teixeira de Oliveira

José Teixeira de Oliveira, filho de João Teixeira de Melo e Evangelina Teodora da Silva, nasceu no dia 10 de dezembro de 1915, no Povoado de Ponte Alta, no município de Formiga.

José contava que nasceu em um carro de boi, porque não deu tempo de a mãe chegar à casa da parteira.

Casou-se com Luzia Dias de Oliveira, no ano de 1945 e tiveram 06 filhos; Olivério, Nazir, Nancy, Neide, Nirma e Norma, 11 netos e 05 bisnetos.

Deixaram o campo e estabeleceram-se em Formiga, na Rua 13 de maio onde tinham um armazém e trabalharam juntos por muito tempo.

Passou por muitas dificuldades financeiras, período em que começou com o ofício de barbeiro, no Bairro Quinzinho, na Rua Lassance Cunha, até seus 96 anos de idade, ficando assim conhecido como “Teixeirinha Barbeiro”.

José Teixeira era gentil, amoroso, alegre e dedicado à família! Foi sempre motivo de orgulho para os filhos, netos, irmãos e todos os familiares. Amava as reuniões de família e fazia questão de celebrar os aniversários. Não perdia um só dia de missa e comunhão na Matriz São Vicente Férrer até aproximadamente seus 94 anos e, após os 96 sempre aos domingos.

Engajado na história política e social da cidade, amava as iniciativas coletivas, as análises da situação da cidade e compareceu às urnas até as eleições de 2014, quando com 96 anos, votou para presidente da república e se orgulhava de dizer que havia eleito a “primeira mulher para presidenta do país.” Na campanha de 2012, ficou imensamente feliz quando convidou a vereadora Joice, então candidata a prefeita, para um café na sua casa, e ela aceitou! Emocionado, disse, que lamentava não ser mais tão jovem para ver tudo o que gostaria, de mudança na cidade e no país.

Companheiro e apaixonado por sua Luzia, até os últimos anos de sua vida ele sempre dizia: “Luzia, eu te amo muito, meu bem! Somos companheiros de uma vida, sempre nos amamos e não podemos fazer a viagem separados; precisamos partir juntos”. E assim foi; José viu sua eterna namorada partir no dia 07 de maio de 2019, e partiu 3 meses depois, no dia 24 de agosto aos 103 anos de idade, deixando muita saudade!

Sr. José Teixeira de Oliveira, vive em nós e nos seus exemplos bons! Gratidão, sempre, por tudo o que plantou e construiu!