Equipes de Saúde Bucal reivindicam na Câmara por melhorias e a valorização da área

Publicado em: 26 de outubro de 2023

Alguns servidores municipais das Equipes de Saúde Bucal estiveram na Câmara Municipal, durante a reunião ordinária de segunda-feira, 23 de outubro e solicitaram um espaço para expor a realidade e a necessidade de valorização da classe.

Os servidores foram representados pelo dentista Ricardo Ávila de Paiva e a assessora jurídica do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Fernanda Viana, que reivindicaram melhoria e o cumprimento do piso nacional da Odontologia.

Ricardo alertou as autoridades e pediu apoio para que eles tenham motivação para trabalhar. “A saúde começa pela boca e saúde bucal de qualidade só esse consegue com equipe motivada e valorizada. O piso salarial da Odontologia deve ser instituído. Cirurgiões-dentistas, Auxiliar em Saúde Bucal – ASB’s e Técnicos em Higiene Dental -THD’s merecem remuneração digna”.

O dentista ainda destacou como a classe odontológica e as equipes de saúde bucal, também fizeram a diferença no período da pandemia. Ele contou que a luta é nacional, e já está em tramitação do piso da classe odontológica, no senado, na Câmara dos Deputados, Federal e Estadual. Para a esfera municipal contamos com o apoio da Prefeitura e também com o Poder Legislativo. Temos a certeza que nossa união irá sensibilizar todos vocês, em especial esta Casa que pode e muito nos ajudar. No Brasil, outros municípios conseguiram mudar e receber o piso por meio do Poder Legislativo, e nós contamos com vocês, comentou Ricardo.

Antes de encerrar, o dentista, explicou como é o salário deles. “Atualmente, em Formiga, os cirurgiões dentistas são remunerados com menos de três salários mínimos para uma jornada de 40 horas semanais, enquanto a Lei 3999/61 determina um piso de três salários para uma jornada de 20 horas. Já para as ASB’s e THD’s   que hoje recebem um salário mínimo de salário base, reivindica-se que a exemplo de outros municípios se corrija esse valor para dois salários.”

Ricardo agradeceu os vereadores pelo espaço e também a participação dos colegas e apoio da assessora Jurídica do CROMG, Fernanda Viana, que também falou um pouco dos direitos da classe durante a reunião.