Câmara se mobiliza para melhorar o transporte público no município

Publicado em: 31 de agosto de 2023

Há um bom tempo que os vereadores estão apresentando e falando durante as reuniões da Câmara o descaso e a precariedade do transporte público no município de Formiga.

Cansados de solicitarem a Prefeitura a fiscalização dos serviços da Viação Formiga, na quarta-feira, 30 de agosto, os vereadores Luciano do Gás e Cid Corrêa protocolaram uma denúncia ao Ministério Público de Minas Gerais – MPMG sobre a falta de manutenção adequada nos ônibus do transporte coletivo público ofertados pela empresa.

A denúncia foi motivada por inúmeras reclamações de cidadãos formiguenses usuários do serviço. Segundo os vereadores, a falta de manutenção dos ônibus tem ocasionado defeitos mecânicos e falhas nestes veículos, causando atrasos constantes, o que prejudica usuários em seus compromissos diários.

“É uma situação inadmissível que os cidadãos de Formiga tenham que conviver com um transporte público precário e ineficiente”, disse Luciano do Gás. “A falta de manutenção dos ônibus coloca em risco a segurança dos passageiros e prejudica o deslocamento das pessoas pela cidade”, completou Cid Corrêa.

Importante destacar que no ano de 2022 foram destinados recursos na ordem de quase R$ 1 milhão de reais para custear passe de idosos, e que, ao que se percebe, o Executivo não tem realizado fiscalizações a respeito da manutenção dos veículos utilizados para o serviço de transporte coletivo na cidade.

Os vereadores solicitam ao MP que investigue a denúncia e tome as medidas cabíveis para garantir a qualidade do transporte coletivo público em Formiga.

Outras reclamações

Além da falta de manutenção, os vereadores também citam outras reclamações de cidadãos formiguenses usuários do transporte coletivo. Entre elas, estão:

• Ônibus lotados, especialmente nos horários de pico;

• Ônibus sujos e mal conservados;

• Falta de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Acidente

No dia 24 de agosto, um cadeirante caiu do elevador de um dos ônibus de transporte público da cidade. O mecanismo falhou e não conseguiu alçar o usuário até o veículo, levando à queda do usuário na via durante o embarque. O vídeo do momento do acidente circulou em toda cidade, provocando revolta na população.

Tratativas

No dia 29 de agosto, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Marcelo Fernandes, participou de uma reunião na sede da empresa para discutir sobre os diversos problemas e para acharem uma solução e ações efetivas tanto da Prefeitura quanto da Viação Formiga.

Na reunião, estavam presentes os proprietários Marcos e Adelmo, os servidores da secretaria de Obras e Trânsito, o superintendente de trânsito, Daniel Ebias e a assessora de engenharia em trânsito, Bruna Costa.

“Esta reunião foi de extrema importância, pois pude conhecer o funcionamento da empresa e cobrei providências imediatas por parte da Prefeitura e empresa, especialmente, com relação à necessidade de melhora nas condições dos ônibus que percorrem com os usuários. Firmamos o compromisso para ser normalizada toda a frota e o serviço, que seja entregue da melhor forma, e que a população formiguense esteja, enfim, segura ao usar o transporte coletivo.”, comentou o vereador.

Audiência Pública

A Câmara Municipal de Formiga, publicou na tarde de quarta-feira, 30 de agosto, o edital de convocação para uma Audiência Pública, por meio do presidente da Casa, Marcelo Fernandes, para discutir à situação do serviço de Transporte Público Coletivo no município de Formiga.

A sessão ocorrerá no dia 12 de setembro de 2023 (terça-feira), às 19h00, no Plenário da Câmara Municipal de Formiga, situado à Praça Ferreira Pires, n.º 04, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube (https://www.youtube.com/user/camarafga), Facebook (https://www.facebook.com/CamaraMunicipaldeFormiga) e pelo Instagram ( https://www.instagram.com/camara_formiga/)da Câmara Municipal.

Durante a reunião, da última segunda-feira, 28 de agosto, o vereador Cabo Cunha, também solicitou a ação durante as discussões no plenário, quando se referiam ao assunto.