Notícias

Câmara homenageia a primeira mulher com o “Título de Formiguense Centenário”: Elmira Nunes Nogueira

Publicado em: 4 de julho de 2023

A Câmara de Formiga entregou o Título de Formiguense Centenário à senhora Elmira Nunes Nogueira. Elmira foi a primeira mulher receber a outorga. Ela está com 101 anos e foi homenageada pela vereadora Osânia Silva.

A formiguense nasceu em 04 de junho de 1922.  Foi casada com o engenheiro-agrônomo e fazendeiro Roldão Nogueira e tiveram 07 filhos, Elza (já falecida), Zilda, Roberto, Elisa, Marisa, Eduardo e Maria Cecília (já falecida). Roldão foi vereador por duas legislaturas e vice-prefeito de Formiga no governo do então prefeito à época, Mariano Silva.

Elmira tem 11 netos e 18 bisnetos. Sempre foi muito atuante em diversas obras sociais da cidade, atuando também em movimentos religiosos da Igreja católica (Cursilho e MFC). Sempre muito carinhosa e guerreira com toda sua família e com todos que a procurassem precisando de sua ajuda. Viveu um casamento de muita harmonia e respeito por 57 anos com seu amado Roldão. Com muita tristeza no coração, Elmira ficou viúva no ano de 2000.

Com 101 anos, completados no último mês de junho, Elmira encontra-se hoje um pouco debilitada fisicamente, com isto ela tem dificuldade de locomoção, mas sua lucidez continua incrível.

Durante a homenagem, senhora Elmira foi representada pelos filhos e a nora. Nós, da família, estamos muito honrados. Queria muito agradecer essa homenagem para nossa mãe, e também à vereadora Osânia Silva por este carinho”, comentou o filho.

Formiguense Centenário

O título Formiguense Centenário, foi instituído através da Lei Municipal n.º 5.394, de 24 de abril de 2019, de autoria do vereador Flávio Martins da Silva. A Comenda iria homenagear, anualmente, cidadãos formiguenses com 100 anos ou mais de idade em virtude ao Dia Mundial do Idoso e será por uma única indicação.

Em 2022, o vereador Juarez Carvalho alterou o dispositivo da Lei 5.394, no artigo 2º  passou a viger com a seguinte redação: “Art.2º O título referido no Art.1º será concedido para os cidadãos e/ou cidadãos formiguenses com 100 anos completos, sendo concedido por indicações dos vereadores”.

Desde a criação do título, a Câmara já homenageou três formiguenses:

2019 – José Martins Ribeiro, conhecido como Juca Martins –  104 anos. 

2020 – Aduílio Gomes de Oliveira – 101 anos.

2022 – Antenor Carlos de Almeida – 100 anos.

Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: