Aprovado PL que dará mais acessibilidade para crianças com deficiência com brinquedos adaptados em espaços públicos

Publicado em: 6 de setembro de 2023

Os vereadores aprovaram por unanimidade durante a 125ª reunião o Projeto de Lei 569/2023, de autoria, do vereador Flávio Martins, que determina a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em praças, jardins, parques, clubes, áreas de lazer e áreas abertas ao público no município de Formiga.

A proposta ainda prevê, dentre outros pontos, que eventos do calendário municipal que contenham atividades destinadas ao público infantil, executadas pelo poder público, deverão contar com atividades recreativas inclusivas para crianças portadoras de deficiência, mobilidade reduzida e com necessidades especiais.

De acordo com Flávio Martins, a proposta aprovada, beneficiará a todas as crianças que não têm oportunidade de brincar como as demais. “Eu já penso também, assim que aprovado pelo prefeito, uma extensão deste projeto. Protocolei na Secretaria um PL que dispõe a instalação de brinquedos em instituições de ensino do nosso município”, comentou o vereador.

Durante a votação do projeto, Flávio Martins apresentou as mães Lidiane Aparecida de Faria Oliveira e Heloísa Ramos Fialho, que são mães de crianças especiais com idades 10 e 14 anos. Elas falaram das dificuldades, e em especial, ter espaços para levar as filhas para se divertirem e brincarem.

O vereador Cid Corrêa parabenizou o colega pela criação do projeto, e colocou seu gabinete a disposição para adquirir por meio do orçamento impositivo a compra de dois equipamentos para dar início. “Podemos ajudar, sim, caso necessário iniciamos em algum espaço com dois equipamentos e no futuro tenho certeza que todas as nossas praças e espaços públicos estarão com os brinquedos, podendo atender às nossas crianças”, disse Cid.

Flávio Couto também comentou a propositura. “Esse projeto veio para somar! Lazer também é saúde! Conte comigo, com meu gabinete, vamos nos unir e fazer algo para que tão breve já tenha em nossas praças esses equipamentos.”

Luciano do Gás cumprimentou a iniciativa do parlamentar e ressaltou que atitudes como essa contribuem para o crescimento e o desenvolvimento das crianças e também do município, mostrando uma cidade inclusiva.

O projeto segue agora para a análise do Poder Executivo.