28 de outubro: Dia do Servidor Público

Publicado em: 27 de outubro de 2023

O Dia do Servidor Público é uma data comemorativa que celebra uma figura muito importante no funcionamento e na administração pública: o servidor público. Os servidores são os indivíduos que trabalham para a União, os estados ou os municípios, garantindo a administração do bem público e prestando atendimento à sociedade.

serviço público se estabeleceu em nosso país logo após a independência, uma vez que era necessário que pessoas executassem as ações relacionadas à administração pública e ao funcionamento da burocracia no país. Com o passar dos anos, os critérios para a admissão no serviço público tornaram-se cada vez mais rígidos.

Atualmente, o funcionamento do serviço público no Brasil é gerido pelo que determina a Constituição Federal e a lei nº 8.112, de 1990.

Câmara de Formiga

Atualmente, na Casa Legislativa formiguense o quadro de servidores público é composto por 43 pessoas. Sendo: 10 vereadores, 10 assessores parlamentares, 15 servidores efetivos, 06 servidores comissionados e 02 estagiários. E por um tempo limitado há a colaboração de 02 jovens aprendizes.