Vereadores aprovam projeto que cria Conselho e Fundo Municipal a favor dos Direitos da Mulher

Publicado em: 7 de novembro de 2023

Na última segunda-feira, 06 de novembro, a Câmara aprovou o Projeto de Lei n.º 614/2023 Cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Formiga – CMDMF e o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher de Formiga – FMDMF e dá outras providências.

Conforme os pareceres dos parlamentares, houve a criação de três emendas modificativas, de autoria da vereadora Joice Alvarenga, que alteram a redação de dispositivos do PL 614/2023. A primeira é a alínea c, inciso II do artigo 3º, que passa a viger com a seguinte redação: uma representante das organizações não governamentais e/ou da sociedade civil que executem programas, projetos destinados à mulher. A segunda emenda modificativa deixa definido a reestruturação e uma nova definição do CMDMF. E a terceira a redação do artigo 25 passa ser: A composição do CMDFM será preferencialmente feminina, contudo, não fica vedada a indicação de homens para compor o referido Conselho, resguardando, todavia, o percentual mínimo de 80% destinado às mulheres.

Já o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher de Formiga – FMDMF ele terá como propósito a captação e aplicação de recursos para a aplicação nas políticas públicas voltadas às mulheres de muita valia social.

Conforme a vereadora Joice, o Conselho é um órgão importante. Ele é um organismo dentro da gestão pública. “Ele está parado há tempos e agora será reativado e reestruturado no município, para que as mulheres formiguenses tenham um ponto de apoio, alguém que olhem e ouvem as demandas delas, cuidam, que sejam as vozes de muitas que sofrem com o preconceito, violência, descasos. O Conselho também lutará pelas ações e iniciativas da saúde da mulher”.

Os vereadores Juarez e Osânia também parabenizaram a vereadora Joice pelas observações e modificações na propositura. “As mulheres são importantes, é preciso estar atento para que elas sejam sempre valorizadas, disse Juarez. Osânia comentou que a vereadora teve um olhar carinhoso para este projeto. “Como mulher, nós vereadoras devemos cada vez mais sermos engajadas nas causas que defendem, cuidam e apreciam a nossa classe”.

Cabo Cunha chamou a atenção para que o Conselho seja firme e sensível. “Espero que com a reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher possam cobrar e serem presentes, principalmente, nas ações para a saúde da mulher. Espero que

Sejam atuantes e fiscalizadores para quando faltar remédios e cobrar agilidade na realização de exames e cirurgias”, comentou o vereador.

Cid Corrêa fez menção a figura da vice-prefeita, que ela como parte do Executivo olhasse mais para as mulheres. “O trabalho do Conselho é essencial para a construção de iniciativas que irão somar. Com o apoio e a parceria da vice-prefeita, tenho certeza que as ações da Secretaria de Saúde, tão logo surgirá com resultados positivos”, ressaltou o vereador.

Luiz Carlos Tocão também manifestou e comentou que o Conselho é uma importante ferramenta de política pública para mulher formiguense.“Essa Casa Legislativa também tem essa preocupação e defende as causas e os direitos das mulheres, em especial, às mulheres de baixa renda”.

Outro projeto aprovado

O Projeto de Lei n.º 626/2023 – Concede Gratificação de Função para os Agentes de Contratação e Membros da Equipe de Apoio. Conforme Mensagem n.º 159/2023, o referido projeto almeja estabelecer gratificação aos Agentes de Contratação e Membros da Equipe de Apoio, considerando-se as inovações apresentadas no âmbito da Nova Lei Nacional de Licitações de n.º 14.133 de 1º de abril de 2021, bem como que diante das atribuições e responsabilidades, necessária se faz a contraprestação pelo exercício do múnus.

Requerimentos

Durante os pedidos de providência foi unânime por parte dos vereadores e também como alerta. Eles comentaram que já estamos num período chuvoso e pediram atenção e agilidade para a limpeza dos rios, córregos e bueiros, principalmente, na área central da cidade, para evitar mais transtornos e prejuízos.