Vereador busca soluções para combater crise hídrica

Publicado em: 13 de setembro de 2017

feche a torneira Pedro Franca Agencia Senado

Várias cidades do país vivem a agudez de uma crise hídrica que está deixando centros urbanos e zona rural sem abastecimento de água, como é o caso de Formiga, cujos reservatórios de água estão praticamente zerados. Preocupado com esta situação o vereador Sidney Ferreira, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de 11 de setembro, como presidente da Comissão Especial de Meio Ambiente requereu que seja convocada uma reunião para que tratarmos da busca de soluções para a grave crise hídrica. “Estamos em um momento muito delicado em que a falta de água atinge milhares de residências e estabelecimentos comerciais em nosso município. O momento é oportuno para tratarmos de ações efetivas para encontrar soluções para este problema. Eu já estou estudando a legislação e quero discutir com meus pares e com os demais vereadores. Estou verificando inclusive a possibilidade de punir, inclusive com multa, aos consumidores que desperdiçam água”, disse Sidney Ferreira. Complementando, o vereador afirmou ainda que a intenção não é  penalizar injustamente as pessoas, mas sim, criar normas e regras bem claras, afim de evitar que se puna inocentes, mas impedir que não sejam tomada atitudes contra pessoas que não fazem bom uso dos recursos.

Outra questão levantada por Sidney Ferreira dói sobre o Plano Diretor, para que, nesta revisão dos dez anos que será feita, haja a preocupação tanto com a captação, quanto a conservação, quanto com o uso racional da água. “Uma possível solução aos olhos de leigos é a perfuração de poços é uma solução imediatista que aprofunda cada vez mais o problema, diminuindo os lençóis freáticos. Acredito ser necessária a construção de uma barragem, mas a barragem sem água não resolverá o problema. Por isso insisto no engajamento dos cidadãos para que no próximo ano não estejamos aqui discutindo esse assunto”.

Na oportunidade o vereador lembrou o PSA – Pagamento de serviços ambientais, no qual o município é pioneiro com o Programa Vida Nova Rio Formiga, que incentiva com recursos financeiros os produtores rurais que cuidam das nascentes e assim, “produzem água”. De acordo com Sidney Ferreira, tem estudado bastante sobre o tema, é possível trazer este método de incentivo também para o perímetro urbano, incentivando proprietários de imóveis próximos a APP- Áreas de Preservação Permanente.