Tribuna do Povo: para fechar o “Agosto Lilás” o tema violência contra a mulher é abordado durante reunião

Publicado em: 31 de agosto de 2023

A vereadora Joice Alvarenga fez o uso da Tribuna do Povo, durante a reunião do dia 28 de agosto, e chamou a atenção sobre a violência contra a mulher, um tema que foi bastante discutido durante o mês de agosto, que ganhou o nome de “agosto lilás”.

“Está chegando ao fim, mas as nossas ações para enfrentar a violência contra a mulher não têm fim. Apesar dos significativos avanços na legislação de proteção às mulheres, o Brasil segue com dados preocupantes sobre a violência de gênero. No último ano, infelizmente, mais de 74 mil mulheres foram vítimas de estupro. A maioria delas eram meninas abaixo de 13 anos, e outras 1.400 morreram vítimas de feminicídio. Essa violência precisa ser parada!”, explanou a vereadora durante a Tribuna.

Joice ainda comentou sobre o cenário em Formiga. “Estamos atentos ao problema, com ações cada vez mais alinhadas entre os poderes constituídos e a sociedade civil. Contudo, para os casos de maior gravidade ainda falta uma porta a ser aberta. Mulheres violentadas e com vulnerabilidade de renda precisam de maior suporte governamental, o que requer a instituição de uma casa de acolhimento”.

Na Tribuna da Câmara Municipal, a vereadora quis chamar a atenção para esse grave problema social e propôs a instituição da Casa da Mulher Formiguense, um local para acolher as vítimas e oferecer as condições adequadas para o recomeço de suas vidas. Ela também contou sobre o recente encontro com a Ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, em Brasília, e os projetos para fortalecer Estados e municípios no papel de garantir a segurança das mulheres. “São muitas ações de proteção que podemos criar aqui, como a: implantação da Casa da Mulher Brasileira em todos os estados da federação; ampliação da Patrulha Maria da Penha; reformulação do serviço de ligação 180; e os programas de geração de emprego e renda para mulheres. Todos esses são pontos importantes para a nossa cidade trabalhar em parceria com o Governo Federal a fim de garantir um atendimento mais humanizado e digno a todas as mulheres”, finalizou parlamentar.