Secretários do Executivo e Diretor do SAAE fazem uso da Tribuna e respondem questionamentos dos vereadores

Publicado em: 5 de março de 2024

Atendendo à solicitação do Vereador José Geraldo da Cunha – Cabo Cunha, autoridades municipais prestam esclarecimentos sobre alagamentos e danos causados pelas últimas chuvas

Na última sessão da Câmara Municipal de Formiga, 05/03/2024,  foi atendida a solicitação do Vereador José Geraldo da Cunha – Cabo Cunha – para que autoridades municipais prestassem esclarecimentos sobre os recentes alagamentos e os danos provocados pelas chuvas que assolaram a cidade.

Na ocasião, fizeram uso da tribuna o Secretário Municipal de Gestão Ambiental, Sr. Jorge Zaidam Viana de Oliveira; o Secretário Municipal de Obras e Trânsito, Sr. Felipe Basílio; e o Diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Sr. Heytor Marcos Silva Pimenta.

O principal foco dos esclarecimentos foi fornecer informações sobre os alagamentos e os estragos causados nas últimas semanas, bem como apresentar as ações que estão sendo planejadas e executadas para solucionar os prejuízos enfrentados por lojistas, empresários e diversas famílias que perderam bens materiais.

O Secretário Municipal de Gestão Ambiental, Jorge Zaidam Viana de Oliveira, destacou a necessidade de medidas preventivas e a importância de um planejamento eficaz para lidar com situações de risco ambiental, visando mitigar os impactos das chuvas intensas. Ele ressaltou a implementação de projetos de drenagem urbana e a manutenção adequada dos sistemas de escoamento das águas pluviais como parte das medidas preventivas.

Por sua vez, o Secretário Municipal de Obras e Trânsito, Felipe Basílio, informou sobre as ações emergenciais já em curso para minimizar os danos causados pelos alagamentos, incluindo a desobstrução de galerias pluviais e o reforço na infraestrutura em pontos críticos da cidade.

Já o Diretor do SAAE, Heytor Marcos Silva Pimenta, abordou o trabalho da autarquia na garantia do abastecimento de água potável e na gestão dos sistemas de esgoto, enfatizando a importância da manutenção preventiva das redes para evitar problemas decorrentes das chuvas.

O debate evidenciou a importância da integração entre Câmara e Poder Executivo e a necessidade de uma atuação conjunta para enfrentar os desafios trazidos pelas intempéries climáticas, visando garantir a segurança e o bem-estar da comunidade.

Segundo os secretários e o Diretor do SAAE,  ações preventivas para evitar novos alagamentos serão tomadas em curto, médio e longo prazo.