Quadra Poliesportiva do bairro São Sebastião ganha o nome de Conceição Aparecida Leal Castro: “Nininha”

Publicado em: 13 de setembro de 2023

Na reunião da segunda-feira, 11 de setembro, os vereadores votaram favoráveis ao Projeto de Lei 591/2023 que denomina a Quadra Poliesportiva Conceição Aparecida Leal Castro. A quadra está localizada no bairro São Sebastião e é de autoria do vereador Luciano do Gás.

Familiares de Conceição, mais conhecida como Nininha, também estiveram presentes durante a reunião para receberem a homenagem.

Luciano do Gás também ficou bastante feliz de poder realizar a honraria a uma pessoa tão querida daquela comunidade. “Uma homenagem merecida! Hoje, tive a honra de denominar a quadra no Bairro São Sebastião com o nome de ‘Conceição Aparecida Leal Castro’. Uma justa homenagem a alguém que deixou uma marca indelével em nossa comunidade. Seu legado será lembrado e inspirará gerações futuras”, completou o vereador.

Biografia de Conceição

Conceição Aparecida Leal de Castro, conhecida como Nininha. É filha de Antônio Marinha e Carlinda Delminda, nasceu em 27 de novembro de 1940 e faleceu em 12 de março de 2007. Foi casada com Vitor Antônio de Castro Neto por 50 anos, com quem teve 9 filhos.

Foi uma cidadã exemplar que dedicou sua vida ao serviço comunitário, religiosos e à promoção do bem-estar social. Sua atuação em prol do próximo marcou sua passagem pela comunidade de Córrego da Areia, onde morava, além de suas lutas por melhorias para o local, demonstra seu profundo comprometimento com a solidariedade e o auxílio aos mais necessitados.

Mulher profundamente religiosa e cheia de fé, serviu a Deus como catequista por muitos anos, além de ajudar estar sempre à frente de todos os eventos religiosos e festas da comunidade. Sua postura solícita, alegre, bem-humorada e sua capacidade de cativar as pessoas através da humildade e bondade a tornaram um exemplo a ser seguido.

Sua conduta exemplar como mãe de família e como cidadã honrada e trabalhadora representa os valores que queremos promover em nossa comunidade. Conceição Aparecida Leal Castro foi uma cumpridora fiel de seus deveres para com seus semelhantes, deixando um legado de solidariedade, empatia e comprometimento social.

Participou da política formiguense por incentivo do ex-prefeito e também seu afilhado Aluísio Veloso da Cunha, que à época, era o chefe do executivo. Nessa época,

Nininha candidatou-se à vereadora, porém, devido ser acometida por uma doença, precisou se retirar, falecendo logo em seguida. Na oportunidade da inauguração desta quadra a ser denominada recebeu uma placa de homenagem do ex-prefeito Aluísio Veloso em reconhecimento ao seu trabalho no Bairro Souza e silva em prol dos mais necessitados e da igreja, mesmo já estando doente.

Quadra abandonada

O vereador além de nomear a quadra do bairro São Sebastião, recentemente, requereu ao Executivo e à secretaria competente a providência de uma reforma do espaço, tendo em vista que a mesma está sem iluminação, com telas quebradas, traves soltas e muito lixo ao redor.

Luciano ainda solicitou a construção de vestiários (banheiros), coloque iluminação, realize a limpeza e recupere todo o alambrado e as traves nela existentes.