Legislativo recebe Bispo Diocesano durante visita pastoral em Formiga

Publicado em: 21 de setembro de 2023

Os vereadores da Câmara de Formiga, estiveram reunidos na tarde de quarta-feira, 20 de setembro, participando de um momento de partilha com o bispo da Diocese de Luz, Dom José Aristeu Vieira, o qual o município de Formiga pertence.

O encontro também faz parte do cronograma de visita pastoral, que está sendo realizada na Paróquia São Vicente de Férrer, nesta semana de setembro.

O pároco da Paróquia São Vicente Férrer, padre José Felipe Dalcegio, SCJ, iniciou dizendo sobre o objetivo da visita pastoral de um bispo na paróquia, comunidades e encontros com públicos específicos como este onde reuniu lideranças política, civis e militares. “Esta visita, portanto, traz em seu cerne o objetivo de analisar, avaliar e, quando necessário, apontar as correções a fim de que o trabalho pastoral funcione de uma forma conjunta, integrada e harmônica”, explicou o pároco.

Dom Aristeu, em sua fala, também frisou que ali estava uma oportunidade de diálogo. “Este é um momento de poder falar mais de perto com o povo. Escutar e ensinar, assuntos como o valor da vida, o significado da liberdade, a estabilidade da família. O bem comum, o trabalho, o desenvolvimento tecnológico e científico, o uso dos bens materiais, a convivência pacífica e a ordem política. Em linhas gerais, posso dizer que o papel do bispo neste contexto vem ser um “catequista”, para ligar caminhos entre a Igreja e a sociedade. Como dizia Santo Agostinho (que também era bispo): “Um bom cristão também é um bom cidadão”, comentou o bispo.

Dom Aristeu falou um pouco da importância e das diretrizes do Pacto Educativo Global para uma sociedade melhor. Devemos entendê-lo como um processo contínuo no qual, o Papa Francisco nos convida a colocar no centro das discussões o tema da educação e reconhecer a corresponsabilidade de toda sociedade em processos educativos que conduzam à fraternidade.

Durante o encontro, o bispo quis escutar os presentes e saber o que eles estariam promovendo por meio de projetos, ações e iniciativas que contribui para uma cidade melhor. Foram comentadas ações que cuidam e protegem o meio ambiente e os recursos híbridos. Promoções em prol da: educação, segurança; da mulher, da família, crianças, adolescentes, jovens.

Diocese de Luz

A sede da Diocese de Luz é situada na cidade de Luz. É formada por 33 cidades, 54 paróquias possuindo uma população de mais 440.964 habitantes, de acordo com o IBGE, 2010.

As cidades da Diocese pertencem à uma região muito rica em recursos naturais, o que a faz uma potência hidrográfica, pois é banhada pelo Lago de Furnas, ao sul, e pela Represa de Três Marias, ao norte; além de ser o berço da nascente do rio da integração nacional: o Rio São Francisco, que, nascendo no Parque Nacional da Serra da Canastra, um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, serpenteia pelo Brasil.