Legislativo aprova criação do Dia Municipal de Combate ao Feminicídio

Publicado em: 4 de junho de 2019

O dia 25 de novembro será conhecido em Formiga como o Dia Milena Siqueira, Dia Municipal de Combate ao Feminicídio. O projeto de lei que institui a data foi aprovado ontem, dia 3, pela Câmara Municipal.

A proposta foi apresentada pela vereadora Joice Alvarenga/PT, que escolheu o dia 25 novembro por ser a mesma data que a ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu para o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher.

Com a lei, o Município fica autorizado a intensificar, na semana de 25 de novembro, ações como a difusão de informações sobre o combate ao feminicídio; eventos para debate público sobre a Política Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher; propagação de boas práticas de conscientização, prevenção e combate ao feminicídio; entre outras.

Na justificativa que acompanha o projeto, Joice explica que busca “contribuir para combater o feminicídio no Município e criar estratégias de fortalecimento da rede de atendimento à mulher vítima de violência”.

Milena Siqueira

A formiguense Milena da Silva Pereira Siqueira foi vítima de feminicídio no dia 10 de janeiro deste ano. O caso ganhou grande repercussão, comoveu toda a cidade e reacendeu o debate sobre o tema. “Milena se tornou um símbolo da indignação popular, especialmente de mulheres, que se uniram no combate ao faminicídio e criaram uma rede de apoio a mulheres vítimas de violência”, ressalta Joice.