Emater apresenta à Câmara relatório que destaca a importância do agronegócio e da agricultura familiar no Município

Publicado em: 9 de julho de 2020

Anualmente, Município e Emater-MG celebram convênio que garante ao produtor rural formiguense assistência técnica por meio da empresa. Como o acordo tem a chancela legal da Câmara Municipal, o engenheiro agrônomo da Emater, Lacir Rowilson Dutra, visitou hoje o presidente da Casa, Mauro César, para entregar o Relatório Anual de Ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (RAA), com trabalhos desenvolvidos e os resultados alcançados em 2019.

“O prefeito Eugênio Vilela recebeu documento idêntico. Esses números são importantes para que os poderes Executivo e Legislativo tenham ciência do retorno que o investimento na assistência da Emater traz para o Município”, comentou Lacir.

Mauro agradeceu ao engenheiro agrônomo pela visita e destacou a importância da empresa. “A Emater é de grande valor para o desenvolvimento do agronegócio e da agricultura familiar. Ela ajuda muito o produtor em suas atividades e ainda os apresenta oportunidades financeiras e tecnológicas para auxiliarem no desenvolvimento dos seus empreendimentos. Para a economia da cidade é fundamental, já que a produção atual é mais que suficiente para manter toda Formiga abastecida de alimentos. A cidade mostra muita força na produção de leite, mel, café, suinocultura, entre outras, graças à competente assistência da Emater e a capacidade produtiva dos nossos homens do campo”.

Resultados

No relatório, a Emater destaca que trouxe para Formiga recursos no montante de mais de R$ 34,5 milhões. Dessa quantia, R$ 18 milhões vieram por meio de crédito rural, R$ 225 mil pelo ICMS Solidário –Lei Robin Hood, R$ 2 milhões de recursos federais junto à agricultura familiar para aquisição de produtos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e R$ 14,4 milhões com a comercialização de hortifutigrangeiros junto ao Ceasa-MG, que adquiriu mais de 7,5 milhões de quilos de produtos formiguenses.

“O crédito rural é muito importante para as operações de custeio e investimento tanto para agricultura familiar como para os produtores, principalmente para a introdução de novas tecnologias”, destacou Lacir.

Ao longo de 2019, a Emater elaborou diversos projetos técnico econômicos para os produtores formiguenses, como para aquisição de matrizes para a bovinocultura; para custeio da produção de milho, café, soja, eucalipto, avicultura, tomate e laranja; e aquisição de equipamentos para plantações.