Notícias

Dezenas de alunos ajudam a plantar mudas de ipê na mata ciliar do Rio Formiga

Publicado em: 7 de dezembro de 2011

ciipe3

ciipe3Alunos de escolas estaduais e particular de ensino em Formiga tiveram uma experiência diferente na manhã desta sexta-feira (2), quando ajudaram a plantar mudas de ipê na mata ciliar do Rio Formiga,no trecho localizado às margens da avenida Deputado João Pimenta da Veiga. 

Provavelmente daqui dois anos, os ipês plantados terão atingido três metros de altura e o trabalho ambiental desenvolvido hoje poderá ser observado e admirado por aqueles que participaram da iniciativa e por quem passar pela avenida. 

Cerca de 250 mudas de ipê foram posicionadas anteriormente no local por funcionários da Secretaria de Gestão Ambiental. Alunos e autoridades envolvidas no projeto “Plante um Ipê” colocaram em prática a iniciativa, plantando algumas mudas. Na época da florada, daqui quatro anos, moradores e turistas irão ver uma miscelânea de cores, com ipês amarelo, branco, rosa e roxo, todas as árvores enfileiradas, ornamentando o ambiente e recuperando a mata ciliar do rio. 

A proposta do projeto é plantar inicialmente 500 mudas de ipê, com o intuito de recuperar as margens do Rio Formiga e promover um ponto turístico na época da florada. A ideia partiu do vereador Cid Côrrea/PR e conta com o apoio de vários parceiros, dentre eles: Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, o Ministério Público, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e as empresas: Supermercado ABC, Arapé, Formicores e Nasa Engenharia. 

O lançamento de “Plante um Ipê” teve a participação de representantes de empresas parceiras e de membros dos poderes Executivo e Legislativo, com a presença do prefeito Aluísio Veloso/PT; chefe de Gabinete, Sheldon Almeida; secretário de Gestão Ambiental, Paulo Coelho; vereador Mazinho/DEM, além de Cid Côrrea, idealizador do projeto. 

Segundo o vereador, a ideia de inserir a participação dos estudantes no projeto é uma forma de incentivar a educação ambiental, para que eles se tornem adultos conscientes quanto à importância de respeitar o meio
ambiente em que vivem. cid

Para o prefeito Aluísio Veloso, que plantou a primeira muda de ipê, a iniciativa motiva outras pessoas a fazerem o mesmo para ajudar na arborização da cidade. Segundo ele, mais importante que plantar é preservar as árvores que já existem e pediu a colaboração de todos para a conservação da área verde em Formiga. 

A aluna Janaína Nascimento também plantou uma muda de árvore e ficou satisfeita com a nova experiência. Ela contou que a mãe tem uma horta com vários vasos de hortaliças e que, de vez em quando, ajuda na tarefa de cultivar as plantas. 

A bióloga Lilian dos Reis Souza, funcionária da secretaria de Gestão Ambiental, disse que o ipê é uma árvore bastante chamativa para pássaros e insetos que ajudam na polinização. A beleza e exuberância das flores se tornam um atrativo forte para esses agentes polinizadores. 

Conheça mais sobre a beleza dos ipês 

O ipê amarelo é a árvore brasileira mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, uma das mais belas. É na verdade um complexo de nove ou dez espécies com características mais ou menos semelhantes, com flores brancas, amarelas ou roxas. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies. 

A espécie Tabebuia alba, nativa do Brasil, é uma das espécies do gênero Tabebuia que possui “Ipê Amarelo” como nome popular. O nome alba provém de albus (branco em latim) e é devido ao tomento branco dos ramos e folhas novas. 

As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração na arborização de ruas em algumas cidades brasileiras. São lindas árvores que embelezam e promovem um colorido no final do inverno.

FONTE: SITE ÚLTIMAS NOTÍCIAS ( www.ultimasnoticias.inf.br )

Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: