Notícias

Comunicólogos de Formiga participam de Workshop

Publicado em: 24 de outubro de 2011

work

work

A rede Integração realizou nesta terça-feira, 19 de maio, na sede da FIEMG em Divinópolis, um evento voltado para o setor público, com a presença de prefeitos e assessores de comunicação de toda região: o workshop “A Comunicação e o Poder Público”.

De Formiga, participaram os jornalistas Érica Oliveira (Assessora de Comunicação da Câmara Municipal), Shymenne Siqueira (Prefeitura Municipal), Tales Tagliaferri (Prefeitura Municipal) e o Secretário Municipal de Comunicação e publicitário, Túlio Fonseca.

O evento teve como objetivo trabalhar e discutir a aproximação do poder público com a imprensa e aprimorar a relação de jornalistas, imprensa e parte comercial da rede Integração.

“Um evento como esse é importante para que possamos nos conhecer melhor. Dessa forma, as assessorias de comunicação das prefeituras tem a oportunidade de conhecer como nós, da rede Integração, trabalhamos e qual o nosso objetivo, que é mostrar as coisas boas de nossa região. Esse trabalho nos permite mostrar que quando estamos mais próximos, conhecemos melhor as pessoas, o que ajuda o nosso trabalho e o de vocês das assessorias”, disse a editora de jornalismo da Rede Integração, Fernanda Lílian.

O workshop foi aberto pelo prefeito de Divinópolis Vladimir Azevedo, que falou sobre o relacionamento mídia com as assessorias de comunicação das prefeituras e da importância do estreitamento dessas relações.

Foram ministradas três palestras com profissionais reconhecidos de determinadas áreas. A primeira palestra abordou o tema “Licitações” e foi ministrada pelo advogado especialista em Direito Administrativo, Dr. Carlos Pinto Coelho Motta.

O palestrante falou do processo de licitação como um novo conceito, no qual deixa de ser encarado como um instrumento burocrático, mas sim como um instrumento de fomento em uma época de crise econômica. Coelho Motta abordou aspectos polêmicos relativos a licitação e contratos e falou da importância deste processo ao dar oportunidade a pequenas e médias empresas brasileiras.

work2A segunda palestrante foi a jornalista Leila Ferreira, que em um bate papo descontraído e cheio de histórias de seu cotidiano, falou sobre a comunicação interpessoal e de como o tratamento das pessoas no dia-dia, o calor humano e a gentileza, interferem em todo um trabalho de comunicação, além disso, fez questão de ressaltar: “O poder público e a mídia devem ser parceiros. Não dá mais para ficar nesse jogo de desconfiança mútua”, concluiu a jornalista.

Finalizando o evento, foi a vez do superintendente de imprensa do Governo de Minas Gerais, Hugo Teixeira falar sobre “A política de Comunicação Social do Governo do Estado de Minas Gerais”.

Teixeira falou sobre a desconfiança que as pessoas e a imprensa têm daquilo que é feito por um governo e como essa questão deve ser tratada pelas assessorias de comunicação. O jornalista destacou “A comunicação não vende aquilo que não é real”.

Além disso, Teixeira falou sobre os pilares da comunicação no Governo do Estado, que são: Inovação, Aplicação de princípios éticos e Compromisso com o jornalista.

Neste último tópico, Teixeira falou sobre como o setor de comunicação do Governo de Minas trabalhou com toda equipe técnica a questão da importância do atendimento aos órgãos de imprensa.

“A fala do superintendente foi extremamente importante para que nós, profissionais de comunicação, compreendamos a dificuldade de se gerar uma notícia. Ao contrário do que se pensa, é responsabilidade dos setores de comunicação prestar uma assessoria a todos aqueles que estão dentro da Administração Pública. Essa assessoria foi muito bem abordada na palestra e nos dá idéias de ações na Prefeitura de Formiga que facilitem a construção de notícias mais complexas”, comentou o secretário municipal Túlio Fonseca.

Durante o workshop estiveram presentes também o ex-diretor de jornalismo da TV Manchete, SBT e Record e atualmente integrante da equipe de Comunicação do Governo de Minas Gerais, Luiz Gonzaga Mineiro e o ex-prefeito e Gerente Corporativo da Rede Integração, Antônio Leonardo Lemos (Toninho Lemos).

“Eventos assim nos permitem debater e pensar nos desafios da Comunicação Pública e na melhoria entre esta comunicação e o poder público. Assim, nós profissionais da comunicação podemos trocar idéias e experiências que desenvolvam técnicas e competências para comunicar. Enfim, a comunicação e o poder público podem trabalhar juntos. E os resultados são bons pra todo mundo”, comentou a assessora de comunicação da Câmara, Érica Oliveira.

Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: