Comissão Especial de Educação inicia trabalhos de fiscalização nas escolas e centros infantil

Publicado em: 15 de março de 2023

A Comissão Especial de Educação do Poder Legislativo, formada pelos vereadores Cid Corrêa (presidente), Cabo Cunha (relator) e Luiz Carlos Tocão (membro), realizou na terça-feira,14 de março, as primeiras visitas fiscalizatórias previstas no cronograma de ações.

Na parte da manhã, os parlamentares, juntamente com os assessores Daniela Trindade, Vinícius Ferreira e a assessora de Comunicação, Bernadete Seixas estiveram nas dependências do Centro de Educação Infantil Dercy Alves Praça, localizada no bairro Nossa Senhora de Lourdes, a qual foi apontada pela vereadora Joice Alvarenga, por meio de denúncia a inexistência de extintor de incêndio.

Com a denúncia, Joice, requereu à Comissão um levantamento profundo de todas as unidades de ensino do município, sendo zona urbana e zona rural, para avaliarem as condições estruturais, técnicas e organizacionais dos imóveis que sediam os centros de educação infantil e as escolas municipais, de maneira a verificar se tais edificações oferecem um nível satisfatório de proteção e segurança contra incêndio, pânico, entre outras eventuais situações  que possam ocasionar riscos aos alunos e profissionais de cada unidade escolar.

Nessa fase dos trabalhos, um questionário em meio físico será utilizado para a apuração de informações complementares para a pesquisa da Comissão, cujo público-alvo são diretores, professores e demais servidores. A iniciativa visa subsidiar um panorama da educação pública de Formiga, por meio da abordagem de aspectos como infraestrutura física, áreas de esporte e lazer, laboratórios de informática, materiais didáticos, merenda, segurança, entre outros.

Além das visitas presenciais ,os vereadores também trabalharão na análise do relatório da Comissão Especial da Educação, a fim de verificar o atendimento das recomendações indicadas naquela oportunidade ao Poder Executivo.

Agenda

Todas as escolas da rede pública municipal de ensino serão fiscalizadas. Essas atividades devem ocorrer semanalmente e durante os próximos meses, mediante sem prévia comunicação aos educandários.

Na manhã da terça-feira, 14 de março, houve a visita no Centro de Educação Infantil Dercy Alves Praça. Nesta primeira creche já foram listadas várias irregularidades, como: paredes mofadas, portas enferrujadas, vazamento de água no teto prejudicando o funcionamento do espaço educacional; falta de gás para o forno da cozinha, armazenamento de polpa de frutas junto com carnes no freezer devido à falta de espaço, entre outros itens de segurança e lazer precários dentro do CEI.

No período da tarde, os membros, foram até a Escola Municipal Florêncio Rodrigues Nunes, no distrito de Ponte Vila. Nesta escola, a Comissão contou com a companhia do vereador Luciano do Gás, que a pedido dos moradores fosse fiscalizada a unidade. No almoxarifado foram encontrados cerca de 30 computadores novos, empoeirados e dentro das caixa. Na quadra de esportes, da Florêncio Rodrigues Nunes, encontra-se em estado precário. Falta manutenção básica para atender os alunos e a comunidade, como limpeza, iluminação, banheiros sem condição de uso, pintura, muro, dentre outros.