Com repasse antecipado da Câmara, Prefeitura fará cerca de 80 cirurgias eletivas

Publicado em: 1 de agosto de 2017

DSC 0022

DSC 0022Intervenções serão realizadas graças ao repasse de R$150 mil devolvidos antecipadamente pela Câmara

A Prefeitura espera realizar nos próximos meses cerca de 80 cirurgias eletivas. A estimativa foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde, que terá R$ 100 mil para investir nas intervenções.

O recurso para fazer as cirurgias veio da Câmara Municipal. O Legislativo devolveu antecipadamente ao prefeito Eugênio Vilela parte da verba economizada pela Casa neste ano – a lei determina que a devolução ocorra no início do ano seguinte, mas a Câmara tem a liberdade para repassar antes. A presidente do Legislativo, Wilse Marques, e os demais membros da mesa diretora, Cabo Cunha, Joice Alvarenga e Marcelo Fernandes, entregaram o recurso ao prefeito na manhã desta terça-feira, 25.

A diretora de gestão administrativa da Secretaria de Saúde, Ana Lúcia de Souza, explica que a previsão é de que em 20 dias seja feita toda a parte burocrática para contratar um prestador de serviço e, a partir de então, as cirurgias começarão a ser feitas.

Serão beneficiados os pacientes que estão esperando há mais tempo e atendem os critérios de seleção. “Existe uma demanda grande para as cirurgias eletivas. Esses recursos ajudarão a agilizar os procedimentos, pois teremos um aumento na nossa cota. É importante diminuir esse tempo de espera, pois assim conseguimos dar mais tranquilidade aos usuários. Agradeço aos vereadores por anteciparem a devolução desse recurso para podermos oferecer esse serviço o quanto antes”, comentou o prefeito Eugênio Vilela.

As cirurgias que têm as maiores demandas e terão mais casos atendidos são: vesícula, adenoidectomia, amigdalectomia, varizes e hernioplastias de diversos casos.

Recurso

Foram devolvidos pela Câmara R$ 150 mil. Desse valor, R$ 100 mil serão utilizados nas cirurgias eletivas. Os R$ 50 mil restantes serão utilizados em algumas necessidades especiais, sendo que parte será utilizada no apoio à Festa do Congado, que ocorrerá de 18 a 20 de agosto.

Cirurgia eletiva

Uma cirurgia eletiva é simplesmente aquele procedimento que é planejado com antecedência, em vez de uma que é feita em situação de emergência. A cirurgia eletiva é uma cirurgia que pode ser marcada com boa antecedência e, portanto, os pacientes podem ser preparados apropriadamente.