Câmara Municipal institui nova comenda: Consciência Negra João Lemos Tavares – Civico

Publicado em: 21 de dezembro de 2023

A última reunião ordinária da Câmara Municipal de Formiga do ano de 2023, realizada no dia 18 de dezembro, foi marcada por conquistas, em especial, a instituição de uma nova comenda: “Consciência Negra João Lemos Tavares – Civico. A honraria eleva e reconhece a data da Consciência Negra.

A nova comenda do Legislativo foi aprovada por unanimidade durante a reunião e é de autoria do vereador Cabo Cunha. A instituição da Comenda visa reconhecer e valorizar a significativa contribuição da comunidade negra na construção da identidade cultural, social e histórica do município de Formiga. É uma forma de homenagear aqueles que se destacaram por suas ações em prol da conscientização e preservação da cultura negra.

A escolha da data próxima ao dia 20 de novembro, para a entrega da Comenda, coincide com o Dia Nacional da Consciência Negra e a morte de Zumbi dos Palmares, simboliza o respeito à história e à luta dos negros no Brasil, é uma oportunidade de reflexão sobre as conquistas e os desafios enfrentados pela polução negra ao longo dos séculos.

Conforme o autor do projeto, a presença da imagem do rosto João Lemos Tavares na Comenda é uma maneira de honrar sua memória e reconhecer seu legado na promoção de igualdade racial e na conscientização da importância da cultura negra na sociedade, comentou Cunha.

O projeto prevê que as despesas decorrentes da implementação da honraria serão custeadas por dotações orçamentárias específicas do Orçamento- Programa da Câmara Municipal de Formiga, garantindo a viabilidade financeira da honraria.

Durante a votação da propositura houve homenagens, a presença dos familiares e amigos e também a apresentação do Terno de Folia de Reis do Zé Rosa, do bairro do Rosário.

João Lemos Tavares – Cívico

Formiguense, nascido em 20 de Agosto de 1920. Filho de Maria Vicência de Jesus. Foi casado com Cecília Maria de Oliveira Tavares, Dona Cila. Teve 10 filhos sendo ( duas adotivas: Maria da Luz de Souza (IM) , Vera Cecília Lemos Rodrigues ) Darcí dos Santos (IM) , Edna Lemos , Altair José Lemos ( Muquica – IM ) , Maria José Lemos (IM) , Maria Aparecida Lemos , Vander Lemos Tavares , Djalma Lemos Tavares , Valteci Lemos Tavares ,

Ele era ferroviário, irmão do Santíssimo, confrade da Nossa Senhora do Rosário e do São Geraldo. Civico foi capitão do terno catupe junto com Zacarias de Paula, e fazia parte da Folia de Reis!

João Lemos foi voluntário de várias atividades da comunidade, dentre elas: Política; Carnaval; Congado; Movimento dos Vicentinos e Feira da Paz. Ele tinha um cuidado especial com a Escola PIO Xll !

Vereadores defendem a bandeira da Consciência Negra e contra o racismo

Durante as discussões, os vereadores ressaltaram a importância da defesa e da valorização da bandeira da Consciência Negra e contra o racismo, com isso, foi recentemente aprovado a Lei 6.170/2023, que dispõe sobre a proibição da nomeação de condenados por crimes de racismo ou injúria racial e dá outras providências. O projeto é de autoria do vereador Cid Corrêa, que conforme o texto fica estabelecida a proibição extensiva aos Poderes Legislativo e Executivo, inclusive Administração Indireta. A vedação estabelecida inclui todos os níveis de cargos públicos, especialmente os de provimento efetivo e de recrutamento amplo.

E ainda em tramitação o Projeto de Lei n°663/2023, de iniciativa do vereador Luiz Carlos – Tocão, que institui a Semana da Consciência Negra e dá outras providências. Segundo a justificativa, Tocão enfatiza que o projeto tem por objetivo instituir em Formiga “a Semana da Consciência Negra, no mês de novembro de cada ano, tendo como referência permanente o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, data em que homenageia Zumbi dos Palmares, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares na luta de libertação dos negros escravizados no Brasil”.

Nessa perspectiva, “a Semana da Consciência Negra, reflete sobre os desafios para o ajuste de contas com o passado e com as políticas afirmativas de igualdade racial e sobre o papel do Poder Público e da sociedade na construção de políticas públicas para a superação do racismo, das discriminações e das desigualdades.