Câmara implementará ‘Projeto Legislativo nas Escolas’

Publicado em: 28 de abril de 2021

A Câmara Municipal de Formiga estreitará seus laços com a comunidade escolar da cidade. A Casa criou, por meio de projeto de lei aprovado durante a reunião de segunda-feira passada, dia 26, o “Projeto Legislativo nas Escolas”.

A proposta é de autoria da Mesa Diretora do Legislativo, à época da apresentação ainda com o saudoso Tião do Preto como segundo secretário, e já com Flávio Martins como presidente, Marcelo Fernandes como vice e Joice Alvarenga como primeira secretária.

Além da interação entre Câmara e comunidade, o “Legislativo nas Escolas” pretende proporcionar aos estudantes a compreensão do papel da importância do Poder Público Municipal, contribuir para a formação da cidadania do estudante e para o entendimento dos aspectos públicos da sociedade brasileira e incentivar a participação dos jovens na vida pública municipal.

No programa, serão realizadas ações conjuntas entre o Poder Legislativo e as instituições de ensino, como palestras, visitas e encontro físicos e virtuais.

O “Legislativo nas Escolas” é voltado para instituições de ensino públicas e particulares de Formiga, sendo que as interessadas devem celebrar convênio com a Câmara para a realização do programa.

Os autores da proposta de lei destacam que “o projeto oferece aos alunos a oportunidade de conhecer melhor a política local e os instrumentos de participação no Poder Legislativo. Além disso, é também oportunidade para que os alunos aprendam sobre política, democracia, organização do Estado e seus Poderes, especialmente sobre o papel do Poder Legislativo”.