Câmara homenageia vereador Marcelo Fernandes com foto na galeria de ex-presidentes

Publicado em: 27 de junho de 2023

O vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Formiga, Marcelo Fernandes, foi homenageado na segunda-feira, 26 de junho, durante a 116ª reunião ordinária, com o descerramento de sua foto na galeria de ex-presidentes da Casa Legislativa.

Marcelo está no seu segundo mandato consecutivo como presidente da Mesa Diretora. O vereador desde que entrou na Câmara é um parlamentar ativo dentro da administração. Ele já esteve no cargo de segundo-secretário (2017), como vice-presidente (2018, 2019,2020 e 2021) e presidente em 2022 e 2023.

O parlamentar é 68º presidente, fazendo parte da história da política formiguense.

Para o vereador é uma alegria fazer parte do memorial. “É com muito prazer que hoje faço parte desta galeria, onde fui presidente no ano passado e estou neste ano também, certo que venho desempenhando um bom trabalho em melhorias para nossa cidade e para toda a Casa Legislativa. Queria agradecer todos os colegas vereadores e os servidores, que tanto contribui para minha gestão”, comentou o presidente.

Marcelo Fernandes

Marcelo tem 36 anos, filho de Paulo e Alice. É casado e pai de duas meninas. Antes de exercer mandato como vereador, tem a profissão de locutor e radialista, prestando serviços no comércio, rádios e eventos da cidade.

Marcelo Fernandes é do partido União Brasil. Em 2017, foi eleito pela primeira vez como vereador com 759 votos. Em 2020, seu segundo mandato elevou para 1.371 votos.

O vereador iniciou sua vida política ainda jovem nos movimentos de liderança de bairro. É evangélico e incentiva eventos ligados à igreja, como o Show Gospel de Formiga. É ainda grande parceiro das casas de recuperação. Apoiador do Campeonato Amador de Formiga; Campeonato Ruralzão; Santa Casa de Formiga e diversas outras instituições, que vem recebendo recurso proveniente do Orçamento Impositivo, indicados por ele.

Sobre alguns ex-presidentes

O primeiro presidente da Câmara de Formiga foi João Caetano Sousa, nos anos de 1839 a 1844.

O ex-vereador Evandro Donizetti da Cunha, Piruca, como conhecido, foi um dos vereadores que mais esteve na cadeira de presidente. Ele administrou a Casa nos anos: 2007, 2015, 2016, 2018 e 2019.

A Câmara de Formiga durante sua história apenas uma mulher foi presidente: Wilse Marques em 2017.

E nas últimas três décadas, três vereadores e presidentes se tornaram prefeitos de Formiga: Juarez Carvalho (1992 a 1996 e 2000 a 2004) Aluísio Veloso 2004 a 2012 e Moacir Ribeiro 2012 a 2016.