Câmara busca atualização do Regimento Interno em reunião no ILB – Instituto Legislativo Brasileiro

Publicado em: 5 de abril de 2024

O Presidente da Câmara Municipal de Formiga, vereador Flávio Martins, acompanhado pelo assessor Jurídico da Casa, Cleverson Lares, esteve entre os dias 03 e 04 de abril, na sede do ILB – Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal, em Brasília. O objetivo foi trabalhar  a revisão e atualização do Regimento Interno da Câmara de Formiga, sob as orientações do Professor Luís Fernando Pires Machado, renomado Doutor Honoris Causa em Gestão Pública, coordenador do Instituto..

O assessor Jurídico, Cleverson Lares, enfatizou a importância da atualização do Regimento Interno, ressaltando: “O Regimento desta Casa é antigo e está muito desatualizado. Precisamos modernizá-lo para melhor atender às necessidades da nossa comunidade e garantir um funcionamento mais eficiente da Câmara Municipal”.

Por sua vez, o Presidente Flávio Martins destacou a relevância do processo de revisão, afirmando: “Estamos empenhados em promover melhorias contínuas na gestão legislativa de Formiga. A atualização do Regimento Interno é fundamental para acompanhar as mudanças do cenário político e social, garantindo uma atuação mais eficaz e transparente”. Importante ressaltar que com a atualização do Regimento Interno a Câmara poderá dar continuidade à  implantação do sistema SAPL- Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, no gerenciamento das atividades legislativa que irá agilizar a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

O Professor Luís Fernando Pires Machado fez questão de expressar sua confiança na iniciativa, declarando: “É uma honra contribuir para a modernização do Regimento Interno da Câmara de Formiga. Com as adequações necessárias, tenho certeza de que a Casa Legislativa poderá desempenhar ainda melhor seu papel de representante dos interesses da população”.

Com a atualização, o Regimento será  apresentado para apreciação e votação em plenário. A revisão do Regimento Interno desta Casa é um passo importante para fortalecer a democracia e a transparência na gestão pública municipal, visando sempre o interesse coletivo e o progresso da cidade de Formiga.