Notícias

Vereadores se unem em prol da Santa Casa para cobrar da Prefeitura cirurgias eletivas

Publicado em: 2 de março de 2023

Na tarde de quarta-feira, 01 de março, os vereadores Cabo Cunha, Cid Corrêa, Joice Alvarenga, Luciano do Gás, Flávio Martins, a assessora Daniela Trindade, representando o vereador Luiz Carlos Tocão e Juarez Carvalho estiveram reunidos com a direção e funcionários da Santa Casa de Formiga, o presidente da OAB Formiga, Aécio Coutinho, e o representante do Ministério Público, o promotor de Justiça Guilherme Salles para discutirem sobre a cirurgias eletivas e sobre os atrasos dos recursos que o Poder Executivo repassa para a instituição de saúde do município de Formiga.

Durante o encontro, a gestora executiva da Santa Casa, Myriam Araújo Coelho, salientou mais uma vez a emergência das despesas do hospital, que se encontram em atraso, em especial, com os fornecedores, por falta de recursos que não chegam à entidade. Myriam explicou que se nada for feito alguns atendimentos, a assistência e a UTI Neonatal podem parar.

O superintendente administrativo, Marcos Caetano também apresentou dados estatísticos sobre as cirurgias eletivas (são cirurgias programadas que não são consideradas de urgência). O atendimento da mesmas estão paradas para o ano de 2023, porque ainda não houve assinatura do contrato com a Prefeitura. Marcos também apresentou todos os custos de uma UTI Neonatal e a demanda que a entidade tem para manter a Unidade em funcionamento e, com isso, demonstrou a importância do financiamento junto às esferas públicas e privadas.

O promotor Guilherme Sales também expôs sobre a realidade da Santa Casa, que há serviços prestados à Prefeitura e ainda não pagos, bem como os desafios para manter os serviços, especialmente, os de alta complexidade.

Segundo a vereadora Joice Alvarenga todos os vereadores presentes se comprometeram em apoiar a entidade e serem parceiros na apresentação de soluções e de recursos financeiros, buscando apoio e parcerias, principalmente, com os seus deputados aliados.

Cabo Cunha, idealizador da reunião, destacou em sua fala que muitos formiguenses aguardam há anos por uma cirurgia de hérnia, vesícula e tantas outras. Este encontro de hoje, teve como foco a parceria para a realização dessas cirurgias. Para isso basta mais vontade do Executivo.

Juarez também comentou que foi um encontro muito produtivo. Foi uma oportunidade de ficar ainda mais próximo da situação, vivenciada dentro da Santa Casa, no que diz respeito aos repasses de verbas públicas por parte do Poder Público, que servem para custear atendimentos hospitalares e também procedimentos cirúrgicos via SUS à nossa comunidade. Conversamos e colocamos às claras, e agora vai nos exigir dentro do Poder Legislativo um empenho máximo, para que possamos garantir à nossa população, um atendimento mais ágil, disse o vereador.

Em geral, os vereadores salientaram que a Santa Casa precisa do apoio do Legislativo e investir na Saúde deve ser uma prioridade do poder Executivo formiguense. Eles ainda sugeriram tomar providências durante a próxima reunião ordinária.

Justificados

O presidente da Câmara o vereador Marcelo Fernandes e o vereador Flávio Couto justificaram a ausência na reunião. Os dois estão em Brasília, em reunião com o senador Carlos Viana conversando sobre as demandas do município.

A vereadora Osânia também justificou a ausência.

 

 

Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: