Vereadores recebem denúncia e averiguam possível crime ambiental em fazenda de propriedade da Prefeitura

Publicado em: 22 de março de 2022

Ontem, a reunião ordinária da Câmara Municipal de Formiga foi interrompida após a leitura da ata da sessão anterior para que cinco vereadores fossem à Fazenda Vista Alegre, que pertence ao Município, averiguarem denúncia recebida sobre possível crime ambiental no local.

Cabo Cunha, Cid Corrêa, Flávio Couto, Luciano do Gás e Luiz Carlos Tocão chegaram à fazenda e depararam com grandes montes de lixo, entulho e terra, aparentemente descartados de forma irregular no local. Em alguns trechos, o mau cheiro era grande, além de haver presença de muitas moscas sobre os sacos de lixo, e uma grande quantidade de eletrodomésticos.

Enquanto a vistoria era feita pelos parlamentares, um caminhão da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental chegou à fazenda para aumentar a quantidade de montes descartados no local.

Impressionados com a quantidade de lixo e com o descaso do Município com a fazenda, que sequer possui um portão para impedir a entrada de estranhos, os vereadores acionaram a Polícia Militar de Meio Ambiente, para registrar os possíveis crimes ambientais cometidos no local. Os parlamentares explicaram ao policial os problemas encontrados e os relatos feitos pelo denunciante.

Em seguida, os vereadores retornaram à Câmara para a retomada da reunião ordinária.

Venda rejeitada

Na reunião ordinária da semana passada, a Câmara rejeitou a venda da Fazenda Vista Alegre por parte da Prefeitura. Três dias após a votação, o Poder Executivo voltou a enviar ao Legislativo projeto solicitando a venda do imóvel. Porém, ela foi arquivada. Todos os vereadores foram favoráveis ao arquivamento, pois entendem que o objeto do novo projeto é o mesmo do votado na semana passada, o que o torna ilegal, já que tal objeto pode voltar a ser apreciado somente no ano que vem.