Notícias

Vereadores participam de Seminário para Municipalização dos ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Publicado em: 8 de março de 2013

O presidente da Câmara, Josino Bernardes e o vereador Juarez Carvalho, participaram do Seminário de Municipalização dos Objetivos do Milênio, realizado em Alfenas – MG, na última quinta-feira, dia 7.

Organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com a Associação dos Municípios do Lago de Furnas – ALAGO, o evento contou com a presença do secretário nacional de Políticas Sociais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Caetano, que falou aos presentes sobre a Agenda de Compromissos proposta pelo governo federal. Essa ferramenta, segundo Wagner Caetano, serve para nortear a atuação dos gestores municipais, auxiliando-os a registrarem suas metas e estipulando prazos para serem cumpridos pelos municípios, facilitando o alcance dos Objetivos do Milênio.

            O encontro foi coordenado pelo  presidente da ALAGO, Arnaldo Figueiredo e o prefeito de Alfenas, Maurílio Peloso. Também estavam presentes prefeitos, secretários municipais e estaduais, vereadores, sindicalistas, professores e estudantes.

 

As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles:

 

1 – Acabar com a fome e a miséria

 

2 – Oferecer educação básica de qualidade para todos

 

3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

 

4 – Reduzir a mortalidade infantil

 

5 – Melhorar a saúde das gestantes

 

6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças

 

7 – Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

 

8 – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

 

O vereador Juarez Carvalho considera de extrema importância municipalizar os ODM trazendo o debate para os municípios para que todos sejam beneficiados. “A criação do grupo de trabalho proposto pelo Wagner Caetano é um passo muito importante para implantar o ODM na cidade. Vimos projetos e ações que são exemplos de administração pública”, destacou.

Para o presidente, Josino Bernardes levar os ODM aos municípios significa promover a criação dos núcleos municipais com a participação social, se possível, dos três setores da sociedade. “No encontro destacou-se a importância da participação de gestores públicos, dos conselheiros municipais e das lideranças da sociedade que tem afinidade com os ODM. Esperamos trazer o debate para o município”, finalizou. 

 

Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: