Vereadores participam de entrega de Sistema de Aquecimento Solar na Santa Casa

Publicado em: 28 de maio de 2014

DSC04535

O presidente da Câmara, Juarez Carvalho e o vereador Pastor Manoel participaram da solenidade do Programa Energia Inteligente, na última terça-feira (27) por meio do Projeto Solar Hospital e Entidade, uma ação de eficiência energética na Santa Casa de Caridade de Formiga.
   O projeto vai beneficiar centenas de pessoas atendidas pela instituição de saúde com a substituição dos chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar de água. O investimento total da Cemig é de 347 mil reais, sendo que o sistema de aquecimento solar da Santa Casa possui 248 m² de placas coletoras e reservatórios com capacidade para armazenar 20.000 mil litros de água quente.

DSC04542

De acordo com o coordenador estadual do Programa Energia Inteligente, José Antônio do Nascimento destacou em sua fala que além do deslocamento da demanda para fora do horário de ponta, contribuindo com o sistema elétrico do país, a Santa Casa terá redução significativa na sua conta de energia elétrica.

O provedor da Santa Casa, Dr. Geraldo Couto agradeceu a Cemig e garantiu que a economia gerada por meio da utilização do sistema de aquecimento solar proporcionará investimentos em infraestrutura, alimentação e outras atividades que melhorem a qualidade de vida dos pacientes.

O presidente Juarez Carvalho destacou que com a união e o trabalho de equipe e parceria com a Cemig, a entidade vai salvar muitas vidas.

Segundo a Cemig todo o município sairá ganhando, pois com a instalação, a instituição vai racionalizar seu consumo de energia elétrica para aquecer a água nos banhos e demais atividades diárias, deslocando a demanda para fora do horário de ponta. O novo sistema de aquecimento solar vai trazer 70% de economia na energia usada para aquecer água, além de proporcionar maior conforto nos banhos. Além do mais, com essa economia, o Hospital vai reduzir o valor de sua conta de energia e, com isso, será possível liberar recursos para outros investimentos.

DSC04586

Solar Hospital e Entidade
O Projeto Solar Hospital e Entidade visa à substituição de chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar de água em hospitais públicos do Estado e nas entidades filantrópicas, retirando o consumo de energia elétrica do horário de ponta (17h às 22h). A instalação dos aquecedores solares será realizada em 70 hospitais e entidades. O valor total investido pelo Projeto será de R$ 20 milhões.
Aneel – Conforme legislação vigente as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica estão obrigadas aplicar, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, o que consiste no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição – PEE, que na Cemig chama-se Programa Energia Inteligente. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é a que regulamenta a aplicação desses recursos