Vereadores acompanham representantes da saúde do Estado para implantação do “Aliança pela Vida”

Publicado em: 31 de março de 2014

DSC04070

Vereadores com representantes da Secretaria Estadual de Saúde e coordenadores da comunidade ADADEC

Na última quinta-feira (27), os vereadores Luciano o Trailer e Pastor Manoel acompanharam a visita dos membros do grupo Gestor da Secretaria de Saúde do Estado de Minas, Reinaldo Mendes e Isabel Fernandes na Comunidade Terapêutica para álcool e outras drogas, a ADADEC (Associação dos amigos de Deus em Cristo Jesus). O objetivo da visita foi analisar detalhes da comunidade para a habilitação da instituição no programa “Aliança pela Vida”. O Programa tem o objetivo de desenvolver ações para o enfrentamento aos problemas relacionados ao consumo e tráfico de drogas, sobretudo o crack.
   Os vereadores já a alguns meses buscam junto ao coordenador da comunidade, Cleyton a adesão do município ao “Cartão Aliança Pela Vida”, parte do “Programa Rede Pela Vida”, para custeio de tratamento de usuários de drogas.
   Segundo Luciano do Trailer, a adesão do município de Formiga a este programa da Secretaria de Estado de Políticas Públicas Sobre Drogas visa “amenizar o sofrimento das famílias dos viciados e reduzir substancialmente os índices de criminalidade em nossas comunidades”. Ainda de acordo com Luciano, é essencial que o Executivo priorize o tratamento relacionado ao consumo de drogas, sendo que o primeiro passo é o município declarar interesse em fazer pacto com o programa. “A união de forças poderes públicos é necessária para combater as drogas, problema presente nas casas de tantos formiguenses. Estive em Campo Belo conhecendo a comunidade que já tem a parceria com o Estado através do cartão e Lagoa da Prata conhecendo a comunidade feminina que também se prepara para o Aliança pela vida”, destacou Luciano.
   Pastor Manoel, que também é diretor espiritual da Comunidade, ADADEC, ressaltou a importância da adesão ao cartão. “Nós que estamos aqui diariamente sabemos a importância deste instrumento que é o cartão para a recuperação de nossos dependentes. Nosso colega vereador, Zezinho Gaiola também está empenhado no convênio com o Estado. Agora basta o executivo declarar o interesse”, finalizou.

Saiba mais sobre o Cartão

Criado pelo Governo de Minas, o cartão “Cartão Aliança Pela Vida” garante o repasse de R$ 1.350,00 mensais por interno, ou R$ 45,00 a diária para comunidades terapêuticas e clínicas credenciadas para tratamento dos dependentes químicos. O cartão não é dinheiro e não tem nenhuma utilidade fora das clínicas, só funciona no software desenvolvido para esta finalidade. As prefeituras também são as responsáveis pelo repasse dos cartões que, em princípio, são entregues às famílias, mas ficam com os pacientes durante o tratamento.

DSC03744Vereador Luciano do Trailer com o Diretor da Comunidade Terapêutica de Campo Belo, que já adere ao “Aliança pela Vida”

DSC03932

Vereadores Pastor Manoel e Luciano do Trailer em Lagoa da Prata conhecendo a Comunidade Terapêutica Feminina