Notícias

Vereador propõe a implantação do Projeto Conservador das Águas

Publicado em: 20 de outubro de 2011

conservadoraguas

Com o objetivo de proteger nascentes, os rios, córregos e lagoas de Formiga e incentivar o produtor rural que atua nessa conservação, o vereador Cid Corrêa/PR, na manhã de segunda-feira (13), apresentou ao Secretário Municipal de Gestão Ambiental, Paulo Coelho Rocha uma proposta de implantação do projeto “Conservador das Águas”. O Secretário se mostrou interessado e adiantou ao vereador que já existe a idéia de começar o estudo para implantação do projeto junto com o FEAMA, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável Rural e UNIFOR.

O Projeto visa estimular a conservação das nascentes, através de reflorestamento de espécies nativas, e, ao mesmo tempo, dar incentivo financeiro ao produtor rural que faz essa conservação, que é, na verdade, uma remuneração pelos serviços ambientais prestados.

O Conservador das Águas propõe que a Secretaria de Gestão Ambiental realize parcerias com os produtores rurais que tenham nascentes e mananciais em sua propriedade rural, onde se delimitará uma área ao entorno das nascentes ou minas e se plantará espécies nativas, sendo 70% com espécies chamadas “pioneiras”, as quais têm crescimento rápido, sendo que o produtor rural entra com a área e a vigilância das nascentes e da vegetação, e a Prefeitura entra com as mudas de árvores, o plantio, o material para a cerca e o acompanhamento técnico.

conservadoraguas

Para ser ter uma idéia, esse projeto foi implantado na cidade mineira de Extrema, que hoje recebe através de convênios com a ANA (Agência Nacional das Águas), IEF (Instituto Estadual de Floresta) e a ONG (Organização Não-Governamental) “TNT” a importância de R$ 900.000,00 (novecentos mil reais).

O Conservador das Águas foi tema de matéria jornalística no Globo Rural, exibido nos dias 12.10.2008 e 08.02.2009.

Segundo a matéria do Globo Rural, o projeto Conservador das Águas gerou na cidade de Extrema-MG um aumento da quantidade de água e uma constância do seu nível durante todo o ano, tendo em vista que, com o aumento da vegetação nas proximidades das nascentes, houve uma maior absorção de água pelo solo, o que fez diminuir as erosões e os efeitos da seca.

Cid Corrêa ainda afirma que, se o projeto for implantado, haverá uma redução do assoreamento de rios e córregos de Formiga, o que facilitará a captação e tratamento da água pelo nosso SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). “Com as verbas que a Prefeitura irá receber e os benefícios ambientais que acontecerão, o investimento será mínimo. Além disso, temos que cuidar dos nossos rios, porque no futuro bem próximo a água será escassa”, enfatizou o vereador Cid.

Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: