Vereador participa de reunião que Prefeitura avalia possibilidade de criar Posto de Coleta de Sangue em parceria com o Hemominas

Publicado em: 6 de março de 2017

Hemominas 1

Membros da direção do hemonúcleo de Divinópolis do Hemominas estiveram em Formiga na sexta-feira, 3 de março, para uma reunião com o prefeito Eugênio Vilela. Na ocasião, ficou acordado de que a Gestão Municipal irá avaliar a possibilidade de criar um Pace (Posto Avançado de Coleta Externa) na cidade.

As representantes do Hemominas vieram à Formiga com o objetivo de verificar a possibilidade de a cidade mandar mais doadores a Divinópolis, tendo em vista que o número caiu nos últimos anos devido a problemas com o transporte. Eugênio considerou a possibilidade da criação do Pace por considerar que facilitará para os doadores frequentes e que poderá atrair novos doadores.

A princípio, a Prefeitura avaliará os custos para a implantação do Pace. Enquanto isso, o setor de transporte da Secretaria Municipal de Saúde vai verificar a possibilidade de enviar mais pessoas ao hemonúcleo em Divinópolis. Inclusive, o departamento terá uma reunião com o setor de coleta da Santa Casa de Formiga para definir como enviar os doadores.

Participaram da reunião as seguintes pessoas: Eugênio; o vice-prefeito, Cid Corrêa; o vereador Sidney Ferreira; o secretário municipal de Saúde, José Geraldo Pereira; a coordenadora do Hemominas, Valéria Ladeira; a subgerente da unidade, Nilba Pinheiro; a captadora do Hemominas, Sarah Martins; a captadora da Santa Casa, Helena Oliveira; a enfermeira da Santa Casa, Eliane Morais; e a gerente da Santa Casa, Aline Dimitrof Ribeiro.

O Pace

O Pace tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos duas ou quatro vezes por mês.

Essa nova modalidade de realização de coleta acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura/Secretaria de Saúde dos municípios com mais de 50 mil habitantes.

FONTE: SECOM