Vereador e prefeito solicitam auxílio ao DNIT para que VLI comece a arcar com o pagamento dos guariteiros

Publicado em: 13 de março de 2017

DNIT

O Município de Formiga gasta mensalmente cerca de R$ 110 mil para manter 55 servidores trabalhando nas cancelas que ficam às margens da linha férrea que cruza a cidade. Tal obrigação não deveria ser da Prefeitura, tendo em vista que a ferrovia é utilizada e de responsabilidade por uma empresa privada. Por causa disso, o prefeito Eugênio Vilela solicitou ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) auxílio para que a VLI, empresa que utiliza a linha férrea, arque com os salários dos guariteiros.

O vereador Mauro César que esteve prefeito esteve em Brasília e se reuniu com o diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, Charles Beniz. O encontro ocorreu por intermédio do vereador Mauro César e do deputado Federal Zé Silva. Na oportunidade, Eugênio explicou a situação para Charles, que se mostrou sensível à situação e afirmou que marcará uma nova reunião com a presença de representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para que se inicie uma negociação.

Eugênio ainda informou que uma alternativa seria a substituição das cancelas atuais, que são manuais, pelas de funcionamento eletrônico. “Não é justo que o Município tenha de arcar com algo que não traz benefício algum para a cidade. Os servidores que estão hoje nas guaritas poderiam muito bem fazer outro tipo de trabalho em benefício de Formiga. Por isso, espero que as negociações avancem logo e possamos acabar com esse prejuízo”, comentou o prefeito.

Ainda de acordo com o vereador Mauro César, também foi discutido na oportunidade a construção de um trevo de acesso ao aterro sanitário localizado no km 511 da BR 354, onde segundo o vereador é um trecho de alta periculosidade para acidentes. “Solicitamos na também a colocação de radares nos Km 487 e 491, conhecido como “curva da morte”, em razão dos altos índices de acidentes”, destacou Mauro César.