Notícias

Vereador apresenta projeto de lei para proibir vendas de alimentos não saudáveis em escolas

Publicado em: 17 de outubro de 2011

merendanatureba

merendanatureba

O vereador Cid Corrêa/PR, entregou à Câmara Municipal um projeto de lei que dispõe sobre a qualidade nutricional a serem seguidos pelas lanchonetes instaladas nas escolas de educação infantil, ensino fundamental das redes pública e privada.

Neste projeto, as escolas ficam proibidas de comercializar alimentos e bebidas de alto teor de gordura e açúcares, ou contendo em sua composição substancias químicas sintéticas ou naturais, que possam ser inconvenientes à boa saúde.

 

O esperado com este projeto, é que ocorra em curto prazo uma redução de vários malefícios, como: obesidade infantil, cáries, hipertensão, diabetes, dentre outras.salgadinhos

No Brasil estudos compravem que atualmente, cerca de 15% das crianças sofrem com obesidade, 7,5 milhões de pessoas são hipertensos e 2,5 milhões são diabéticos (Fonte: IBGE).

Cid Corrêa ressalta que no Brasil existem vários estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, dentre outros que regulamentam a venda de alimentos não saudáveis.Além disso,o vereador também ressalta que com a prevenção e redução de doenças, o Poder Público economizará nos tratamentos e consequentemente uma melhora na aplicação de recursos públicos beneficiando diretamente a população.

“É importante esclarecer que os donos das lanchonetes não serão afetados. O que ocorrerá será uma alteração de produtos que poderão ser vendidos, sendo que estes comerciantes estarão contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população”, esclarece o vereador.

roda-fulldef

Para Solange Rodrigues, mãe de duas crianças em idade escolar a lei se aprovada trará um enorme benefício para todos. Segundo ela é difícil convencer os filhos a se alimentarem de forma saudável com sucos naturais, iogurtes, sanduíches e bolos, enquanto as lanchonetes oferecem as combinações ultracalóricas de pizza, batata frita e Coca-Cola na hora do recreio. “Tomara que o projeto seja aprovado e que a ordem nas lanchonetes da escolas seja destacar alimentos saudáveis, como frutas, no balcão da cantina e batatinhas e nuggets fiquem bem longe dos olhinhos gulosos das crianças”, comenta a mãe.

 

 


Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: