Projeto ambiental “Plante um Ipê” será implantado em Formiga

Publicado em: 25 de outubro de 2011

vianacarro

Nesta quinta-feira, 29 de setembro, em reunião na sede do Ministério Público em Formiga, ficou definida a implantação do projeto ambiental “Plante um Ipê”. Participaram do encontro a Promotora de Justiça Luciana Imaculada de Paula, o Secretário Municipal de Gestão Ambiental Paulo Coelho da Rocha, a bióloga e Coordenadora de Laudos e Licenciamentos Lílian dos Reis Souza e o vereador Cid Corrêa.

Com o objetivo de iniciar a recuperação da mata ciliar do rio Formiga, formar um ponto turístico na época da florada dos ipês e incentivar a educação ambiental, o vereador Cid Corrêa/PR idealizou o projeto “Plante um Ipê”.

O Projeto consiste no plantio de espécies nativas nas margens do rio Formiga, sendo que a primeira etapa contará com o plantio de 500 mudas de ipê, das seguintes cores: amarelo, branco, roxo e rosa.

Serão parceiros do projeto a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, o Ministério Público, a CDL e as seguintes empresas: Supermercado ABC, Arapé, Formicores, Nasa Engenharia, além do vereador Cid Corrêa.

ipe2

Uma das intenções do projeto é mobilizar alunos das escolas de Formiga para auxiliarem no plantio das mudas, o que despertará a consciência ambiental nesses alunos.

Segundo Cid Corrêa, a recuperação das matas ciliares ajuda na prevenção contra enchentes, previne erosão e assoreamento dos rios, além de ajudar na preservação dos lençóis freáticos e na redução do calor. “Na época da florada, os ipês viram uma verdadeira atração turística, o que incentiva na preservação do meio ambiente e embeleza nossa cidade”, ressaltou o vereador.