Marcelo Fernandes “abraça” causa em prol de crianças com alergia do leite de vaca e derivados

Publicado em: 29 de março de 2023

O vereador Marcelo Fernandes participou na terça-feira, 28 de março, na Secretaria de Saúde, de uma reunião com mães de crianças que são alérgicas à proteína do leite de vaca (APLV – Alergia a proteína de leite de vaca e derivados), com o secretário de Saúde, Gleison Frade e o secretário adjunto; o médico Dr. Ednaldo Durso, em tratativas de melhorias e auxílio no fornecimento das fórmulas ricas em aminoácidos para alimentar esse grupo de crianças. Considerando que as fórmulas específicas são de alto custo cada lata.

O médico Ednaldo Durso colocou-se à disposição no que for necessário, para respaldar as mães no que compete a pasta dando as crianças seu direito de amamentação.

O vereador Marcelo também colocou-se à disposição para cobrar da Prefeitura. Ele disse que levará essa demanda aos seus deputados federal e estadual aliados, e também o senador Carlos Viana. Seguiremos trabalhando e fazendo o que for necessário para que essas crianças tenham o acesso as fórmulas para suprir a necessidade da alimentação. O nosso compromisso também se estende à essas famílias, às mães que lutam e fazem de um a tudo para economizar e poder comprar as fórmulas.

A alergia à proteína do leite de vaca e derivados (APLV), também conhecida como alergia ao leite de vaca (ALV), é uma das alergias alimentares mais comuns em bebês, e geralmente aparece antes de 1 ano de idade. Às vezes, a APLV é confundida com intolerância à lactose, mas elas são muito diferentes: intolerância à lactose não envolve o sistema imunológico do corpo. Os dois compartilham alguns sinais e sintomas, como problemas de estômago e intestino (como gases e diarreia).

As fórmulas

Feitas à base de solução de soja, de proteína extensamente hidrolisada (com ou sem lactose) e de aminoácidos, essas três fórmulas devem melhorar o desenvolvimento das crianças com APLV durante os primeiros 24 meses de vida.

Apesar de a soja ser a solução mais recomendada para pacientes dessa

Apesar de a soja ser a solução mais recomendada para pacientes dessa faixa etária, nem todas as crianças respondem a esse tipo de tratamento. Por isso, as versões de proteína extensamente hidrolisada e de aminoácidos foram desenvolvidas e também são recomendadas para crianças cuja a alergia não é desencadeada pelos anticorpos da imunoglobulina E (IgE), que provoca reações persistentes e com rapidez.

Uma das principais causas da alergia é a reação do sistema imunológico contra a caseína, a alfa-lactoalbumina e a beta-lactoglobulina. Todas são proteínas características do leite de vaca: a primeira, do coalho, e o restante, do soro.

aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida também é uma forma de proteger a criança da alergia. A partir de então, uma alimentação complementar e saudável deve ser introduzida.