Legislativo: após cobrança, Executivo quita dívida com a Santa Casa de Formiga

Publicado em: 13 de março de 2023

As parcelas em atraso, são referentes ao ano de 2022, correspondem à cirurgias eletivas e procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde – SUS

Após, várias reivindicações e cobranças dos parlamentares e até reuniões realizadas, como a última do dia 01 de março, promovida pelo vereador José Geraldo da Cunha – Cabo Cunha, onde contou com a presença do Legislativo; da administração e funcionários da Santa Casa; do presidente da OAB Formiga, Aécio Coutinho e o representante do Ministério Público, o promotor de Justiça Guilherme Salles  para discutirem sobre as cirurgias eletivas e sobre os atrasos nos recursos que o Poder Executivo repassa para a instituição teve uma resposta positiva.

A Prefeitura na sexta-feira, 10, quitou as duas últimas parcelas (11ª e a 12ª) do ano de 2022, referentes ao Incentivo de Complemento ao Programa de Resposta às Urgências e Emergências no valor de R$ 108.900,00 (cento e oito mil e novecentos reais) cada, e a última parcela (12ª) do Incentivo de complemento à Clínica Ortopédica, no valor de R$ 109.099,20 (cento e nove mil e noventa e nove reais e vinte centavos). Quitou ainda cinco faturas no valor de R$ 60 mil reais cada, totalizando R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), referente aos serviços de exame de imagens em urgência e emergência. Neste pacote de pagamento o Executivo repassou mais de R$ 636 mil reais ao hospital, de uma dívida de R$ 700 mil reais.

De acordo com a administração, o restante deve ser depositado o mais breve. O superintendente administrativo, Marcos Caetano contou que a Prefeitura ainda não renovou o contrato dos atendimentos e das cirurgias eletivas para o ano de 2023, eles ainda aguardam os trâmites burocráticos de licitações para estes serviços, comentou Marcos.

O vereador Cabo Cunha disse que o Legislativo não ficará calado, enquanto a Prefeitura de Formiga não priorizar mais a saúde. Nós temos o conhecimento da verba para realizar as cirurgias e sabemos também que já está na conta da Prefeitura. São cerca de R$130 mil dos quase R$600 mil que virão do governo de Minas como parte do projeto Valora Minas – Opera Mais, para o ano de 2023.Então, para isso, ser realidade, basta mais vontade do Executivo”, explicou Cunha.